Vieram perguntar-me se era possível congelar uma sandes?
Hummm não tinha a certeza absoluta por isso fui congelar umas sandes e ver o que acontece, e os resultados são em parte o esperado e em parte o inesperado, por um lado eu já falei bastante sobre como guardar pão e como recuperar e aproveitar pão, nesse sentido o que falei antes é exatamente o que se espera aqui.
Se uma das melhores formas de guardar pão é congelando, então congelar uma sandes inteira não é assim tão estranho, no entanto da mesma forma que alguns pães e alguns estados do pão (fresco, duro, etc) não são bons para congelar o mesmo se passa com sandes.
O processo de congelar pão vai tornar o pão mais seco, logo congelar pão já seco não resulta bem, o mesmo com pão que é naturalmente mais seco, também tipos de pão mais tostado, pão bom para congelar tem de ser de forma ou pão bem fresco acabado de ser assado, estaladiço por fora e cremoso por dentro, essa é a altura de congelar, logo para uma sandes ficar boa, tens de escolher um pão bem fresco, quando mais fresco melhor ou algum tipo de pão de forma ou pão comercial, no entanto outros tipos de pães, como pita, naans, tortilhas, tendem a ser mais finos e sensível a temperaturas logo não vão congelar bem, o mesmo com pão já tostado como tostas.
Depois temos o recheio, qualquer que seja o recheio, este vai deteriorar ao congelar, mas uns ingredientes tem melhores resultados que outros, alfaces, tomates, qualquer ingrediente demasiado húmido vai não só tornar o pão demasiado húmido mas também não vai descongelar bem, lembra-te se não é boa ideia congelar algo fresco como alface, então usar alface numa sandes para congelar também não é uma boa ideia ;D
Por isso ingredientes como tomates, alface, aliás qualquer vegetal fresco, de cebolas a pepinos não é boa ideia, o mesmo com ovos já cozidos, ao congelar estes tornam-se em borracha, logo nada de sandes com ovos.
Ingredientes bons para levar a congelar são carnes já cozinhadas coisas como chouriços, fiambres, salsichas, carne assada, peru… até coisas como almôndegas, também peixes já cozinhados como atum e salmão (não salmão fumado, este depois de congelado perde em textura e sabor), manteiga, queijo fundido, queijo creme, quase todos os tipos de queijo, uma boa dica é em vez de fatias tenta ralar o queijo este vai descongelar mais rapidamente e vai ter uma melhor textura, nota a preferência por ingredientes que naturalmente são mais secos e se não são é só para barrar ligeiramente.
O mesmo se passa com molhos, se possível leva este a parte, eu sei sabe melhor dentro da sandes, mas para congelar quando menos coisas húmidas melhor, mesmo que se for só barrar o pão, não é grande problema.
Embrulha bem a sandes, não só vai ser mais prático, mas vai ajudar a manter a humidade da sandes e logo vai descongelar muito melhor, como também dá-te superfície para escrever o tipo de sandes e data, também visto ser uma mistura de ingredientes o prazo de validade de uma sandes vai ser curto eu diria consumir no prazo de 1 semana.
Ao descongelar é sempre ao ar livre, nada de descongelar no frigorífico, no frigorífico a sandes só vai ficar ainda mais seca ou dependendo do sitio onde vives mais molhada, deixa descongelar no exterior, aliás a ideia é congelar e depois ao saíres de casa para o escritório tiras a sandes pões numa caixa (de preferência não hermética, tu não queres que acumule demasiada humidade dentro da caixa) e levas contigo, quando chegar a hora de almoçar a sandes já vai estar descongelada.
E por fim e esta é uma das melhores dicas para congelar sandes, podes sempre congelar uma sandes para criar uma tosta! Uma sandes mista facilmente pode tornar-se numa tosta mista e ao tostar, o pão vai ficar revitalizado e tal como qualquer tosta o recheio vai ficar mais cremoso especialmente se tiveres algum tipo de queijo ou gordura no interior.
Boas Sandes Para Congelar
Tosta Tuna Melt de Atum e Queijo – Eu fiz uma tosta aberta, mas para congelar é melhor fazer uma sandes comum com duas fatias de pão, esta sandes é deliciosa e mesmo tendo atum vai congelar bem e se torrar numa tostadeira vai sair fantástica.
Tosta Mista Rústica – É uma clássica tosta mista com queijos e fiambre mas podes comer simples depois de descongelar ou se puderes tostar fica ainda melhor, uma sandes mista é uma sandes que vai congelar sempre bem.
Sandes de Carne Assada – Clássica sandes, podes servir com uma boa mostarda, maionese é ao gosto, esta é outra sandes que podes congelar facilmente, se a carne assada estiver tenra ela vai aguentar bem ser congelada e descongelada, porque o pão fresco vai ajudar a impedir a carne de secar em demasia.
Típica Sandes de Presunto e Queijo da Serra – Ou podes trocar o queijo por uma boa manteiga dos Açores ;D é uma sandes simples mas por vezes o que é simples é o mais saboroso, com pão bem fresco é uma sandes que congela e descongela sem problemas.
Tosta de Frango Refogado – Um pouco como a tosta de atum, se o recheio não for demasiado húmido esta é uma sandes boa descongelada mas se fores tostar de certeza que fica fantástica!
E já está espero que tenham gostado das dicas, nada como experimentar coisas novas, nunca se sabe e sempre ganhas mais competências na cozinha, hehehe
Ah e se têm curiosidade sobre que experiências é que eu fiz? Eu fiz uma tosta e congelei e fiz uma sandes mista, a tosta com pão de forma comercia e a sandes com pão fresco, a tosta saiu um desastre o pão estava mole com sabor a tostado, o recheio era demasiado húmido, a sandes mal aguentava, quando tentei voltar a tostar ficou ainda pior, a sandes mista saiu 5 estrelas, o queijo estava mais quebradiço e menos cremoso (provavelmente perdeu muita humidade) mas estava saborosa e se tivesse tostado depois de descongelar aposto que ficava ainda melhor! Até a próxima! ;D