in

Rancho à Portuguesa

iguaria-rancho-a-portuguesa

Fantástico clássico da cozinha portuguesa, um rancho é basicamente um ensopado de carnes, normalmente uma mistura de carnes e carnes fumadas que depois é reforçado com uma massa, batata no caldo.

Para além de delicioso é uma forma rápida de cozinhar, mas também uma boa forma de fazer um prato render um pouco mais, adiciona um pouco mais de massa para dar para mais uma ou duas pessoas :D

Receita de Rancho à Portuguesa

Ingredientes

Instruções

  1. Faz-se um refogado numa panela com um fio de azeite, o alho esmagado, a folha de louro e a cebola picada e deixa alourar a cebola.
  2. Depois junta a carne em cubos, o chouriço em fatias grossas e o toucinho em cubos grandes com o colorau, pimenta e sal e deixa a carne ganhar cor.
  3. A seguir junta o vinho branco, e um copo de água (ou se cozeres o grão, usa a água de cozer o grão) e deixa estufar em lume brando, se for necessário adiciona mais água.
  4. Quando a carne estiver tenra, adiciona o macarrão e um pouco mais de água quente e deixa cozer, quando o macarrão estiver quase cozido adiciona o grão, deixa o macarrão acabar de cozinhar e retifica os temperos.

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 60 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 2886 kcal・Gorduras: 150 g・Hidratos de Carbono: 113 g・Proteínas: 241 g

24 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Fiquei com saudades da minha mãe,ela fazia para nós aqui no Brasil,uma receita parecida,era só sentir o cheiro da comida que os vizinhos apareciam para comer,até hoje quando repito a receita todo mundo que come AMA.

    • hehehe é como a massada ou a feijoada (brasileira e portuguesa) :P o género de prato que enche bem e é super reconfortante :)

    • rancho é difícil sair mal, só tens de ir provando e ajustando os temperos até ficar ao teu gosto :D

  2. eu gostaria de saber se fizermos so o grão de bico, com todas as carnes e não metermos la a massa (espageth) como vamos chamar este prato?

    • Continua a ser rancho, não é tanto o que se põe mas mais o sabor, rancho é suposto ser um daqueles pratos simples para encher a barriga em que por vezes adicionas couve em vez de grão ou adicionas mais cenouras ou mais massa, pões o que tens á mão, por isso é que existem tantas variações da receita, logo um rancho sem massa, podes chamar rancho sem massa ou rancho de grão :D

    • ok, muito obrigada pela informação.

      Gostaria de saber, tens muitas receitas para nos ensinar? Eu gostaria de aprender a fazer Lasanha e saber os ingredientes que constam desse prato. Agordo deferimento.

    • Olá, o que não temos é falta de receitas no Iguaria… podes ver no menu em cima e escolher o tipo de prato ou fazer uma procura na página no campo de procura á direita de todas as páginas… por exemplo aqui está a procura por lasanhas http://www.iguaria.com/?s=lasanha temos 9 receitas de lasanha :D

    • Hehehe por acaso eu também vou fazer uma variação para o Jantar! Depois vou partilhar no Iguaria, claro ;D

  3. Podem acrescentar frango do campo que fica muito mais rico…eu junto ainda berbigão ou miolo de berbigão e um molho de coentros para ficar com um sabor espectacular.

    • Bem qualquer coisa que leve um ramo de coentros vai ser sempre coisa boa! O que estás a sugerir soa quase a uma caldeirada ou ensopado de carnes, mas soa-me bem, um pouco a alentejano a adicionar marisco com carnes, talvez um dia vou experimentar para ver como sai! :D obrigado pelo comentário e até a próxima! ;D

    • Existem muitas receitas diferentes de rancho é uma das razões porque é tão popular, podes usar enchidos diferentes ou cortes diferentes de carne, adicionar coisas como cenouras ou pimentos, é um pouco o que tiveres no frigorífico, é esse género de receita ;D

Deixa o teu comentário :)

Arroz de Polvo

Arroz de Feijão