in ,

Panquecas Espiral de Canela

Iguaria_Panquecas-de-Canela

Que tal esta variação bem deliciosa de umas panquecas! Estas espirais de canela e açúcar caramelizam enquanto fazes as panquecas, é tão bom!!!! Pedacinhos estaladiços combinados com uma panqueca bem fofinha.

Praticamente são panquecas de soro de leite coalhado com uma mistura de açúcar mascavado e canela.

Receita de Panquecas Espiral de Canela

Ingredientes

Creme de Canela

Massa de Panqueca

Instruções

  1. Começa por fazer o creme de canela, numa taça vais bater bem a manteiga amolecida, com o açúcar mascavado e a canela, bate até ficar bem suave, depois adiciona esta num saco de pasteleiro ( ou como eu num saco de congelação que depois cortei a ponta :P ).
    Iguaria_Creme-de-Canela
  2. Se tiveres soro de leite coalhado, passa este ponto, se não tiveres podes fazer algo similar em gosto e textura adicionando 150ml de leite e uma colher de chá de sumo de limão, agora deixa o leite uns 15 minutos até começar a coalhar (isso ajuda com a textura mas também o ácido do sumo de limão vai ajudar o fermento a tornar as panquecas bem fofinhas).
  3. Junta a farinha e o fermento numa taça, seguido dos ovos, mexe mal, depois adiciona o soro de leite coalhado (ou o leite coalhado) e mexe outra vez mal, tu queres tudo misturado (não queres pedaços de ovo a flutuar) mas mal misturado o suficiente para não teres uma massa suave, uma massa com grumos cria panquecas mais fofas.
    Iguaria_Massa-para-Panquecas
  4. Agora aquece uma frigideira em lume médio com um bocadinho de manteiga (eu uso um pedaço de papel absorvente, em cima de uma colher de manteiga, assim posso untar rapidamente e bem), logo que a frigideira estiver quente deita uma colher de servir sopa da massa, no meu caso dava na minha frigideira para fazer duas panquecas ao mesmo tempo, por isso deita outra colher ao lado.
  5. De seguida com o creme de canela faz uma espiral em cada panqueca, deixa cozinhar uns 30 seg a 1 min, se tens duvida usa a espátula que estás a usar para ajudar a viras as panquecas e levanta um pouco o lado para ver como está a cozinhar, se estiver dourado está na altura de virar.
    Iguaria_Espiral-de-Canela-nas-Panquecas
  6. Vira e cozinha mais uns 30 seg a 1 min, nota que o açúcar e canela vai começar a caramelizar e borbulhar imediatamente, ao contrário de panquecas ou crepes, estas vão sujar um pouco mais e ao cozinhar, depois de prontas retira as duas panquecas para um prato.
  7. Usa mais papel absorvente (tem cuidado que a frigideira está a escaldar), para limpar a frigideira e depois volta a untar com manteiga e repete até já não teres mais massa, esta receita dá para umas 12 panquecas.
    Iguaria_Panquecas-com-Espiral-de-Canela
  8. Bom Proveito! Serve simples como eu fiz ou com xarope de bordo, um pouco de manteiga, mel, chocolate, chantily ou frutas frescas, qualquer coisa que fica bem com panquecas normais.
    Iguaria_Panquecas-com-Canela

Informação Nutricional

Doses: 3・Tempo: 50 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 1722 kcal・Gorduras: 93 g・Hidratos de Carbono: 199 g・Proteínas: 32 g

Deixa o teu comentário :)

Salsichas Frescas com Couve e Cenoura

20 Receitas de Doces Típicas Portuguesas