in

20 Receitas de Doces Típicas Portuguesas

Iguaria_Pudim-Receita-Tipica-Portuguesa

Aqui pelo Iguaria fazemos acima de tudo receitas portuguesas ou com inspiração portuguesa, mas também não temos problemas em fazer outras receitas de outros países ou criar as nossas próprias, mas estava a ver aqui a lista das receitas criadas em Portugal que eram mais populares e vi que bem os nossos queridos visitantes preferem os pratos salgados e os doces ficam para outra altura e logo nas listas de popularidade existem poucos doces, bolos ou biscoitos portugueses.

Mas tudo tem remédio e como tal aqui vai a lista dos 20 doces típicos portugueses mais populares no Iguaria!

Top 20 Doces Típicos de Portugal

abrir-pastel-de-nata
1. Pastel de Nata – Começamos bem a lista, o pastel de nata é um daqueles docinhos quase perfeitos, mesmo que desconfio que as pessoas vão ver a receita mais pelas fotos que pela receita hahahaha, para abrir qualquer apetite!

iguaria-pudim-flan
2. Pudim Flan – Olha não esperava ver o pudim flan tão perto do topo, é um delicioso doce, mesmo que por vezes temperamental muito por culpa dos ovos!

Rabanadas-Classicas
3. Rabanadas – Um doce bem típico do Natal, é de ver o seu poder, quando começa a chegar essa altura do ano e as visitas para a receita disparam! É bem simples de fazer e eu gosto, sou sempre eu a fazer aqui por casa!

Areias-com-Acucar
4. Areias – Ou areias de Sintra, são um biscoito super super SUPER fácil de fazer a única dica é que ao moldares cada bola não deves espremer, senão depois de cozinhadas elas ficar duras, com jeitinho vai-se lá. O nome vem do aspeto parece que andaram a rebolas na areia :D

Iguaria_Doces-Finos-Varios-Tipos
5. Doces Finos do Algarve – Sim dão uma trabalheira desgraçada a fazer, mas valem mesmo a pena, são lindos de ver e deliciosos de provar :)

biscoitos-de-canela-quentinhos
6. Biscoitos de Canela – Biscoitos super fáceis de fazer, praticamente é juntar todos os ingredientes, moldar bolas e polvilhar com canela, e o resultado nunca falhar, são deliciosos.

iguaria-broas-castelares
7. Broas Castelares – Broas são um bolinho delicioso feito com batata doce, duram um monte de tempo e são bons acabados de fazer ou já com uns dias.

Iguaria_Aletria-Caseira
8. Aletria – Similar a um arroz doce, é mais outro doce muito comum especialmente no Natal, é um dos meus favoritos!

Peras-Bebadas-Vinho-Porto
9. Peras Bêbadas – Uma deliciosa e leve sobremesa, boa também para aproveitar se tiveres demasiadas peras.

molotof-classico
10. Molotof – Uma excelente forma de re-aproveitar claras, especialmente se fizeres um pudim ou outro doce cheio de gemas.

iguaria-arroz-doce-natal
11. Arroz Doce – Classico, doce mais tipico é impossivel, bom para qualquer altura! :D

iguaria-bolinhos-de-abobora-bolina
12. Bolinhos de Bolina – Olha que interessante, é também um daqueles doces de Natal, mais típico do norte de Portugal, feito com abóbora menina.

Bolo-de-Chocolate-Maizena
13. Bolo de Chocolate de Maizena – Bolo de chocolate super simples e fofo, bem bom para um lanchinho e a maizena ajuda a tornar o bolo mesmo suave.

Fatia-Bolo-de-Cenoura-e-Nozes
14. Bolo de Cenoura com Nozes e Maçã – Eu gosto deste género de bolos mesmo rústico, não é bem a receita mais clássica de bolo de cenoura mas é uma variação deliciosa.

beijinhos-de-coco
15. Beijinhos de Coco – Talvez o docinho mais simples aqui da lista, mas nunca falha e é um daqueles doces que agrada toda a gente.

iguaria-marialvas
16. Marialvas – Biscoito bem bom, um pouco como os biscoitos hungaros, mas um pouco mais simples de fazer.

iguaria-torta-de-cenoura
17. Torta de Cenoura – Quem não gosta de uma tortinha de cenoura, não posso dizer que seja super saudável mas é super deliciosa! :P

iguaria-marmelada-tradicional
18. Marmelada – Não existe duvidas que marmelada caseira é sempre a melhor opção.

iguaria-leite-creme-cremoso
19. Leite Creme – A base de uma série de doces, basicamente leite e ovos cozidos com açúcar, é fantástico!

Iguaria_Salame-Classico
20. Salame de Chocolate – Uma combinação perfeita de creme de chocolate e bolacha maria, excelente para a pequenada e bastante fácil de fazer.

Então o que acharam da lista? Falta alguma receita aqui? Se gostaram partilhem com os vossos amigos e façam like!

4 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Portugueses adoram bolo, têm hábito de comer (qualquer padaria e pastelaria por Portugal tem sempre uma diversidade de bolos para escolher) e tem provavalmente demasiadas receitas de bolos para a sua própria saude heheheh :D

    • :D Bem a resposta simples é que rabanadas e arroz doce são doces tradicionais portugueses e tem uma historia longa em Portugal, agora a origem inicial dessas receitas ou a inspiração para elas, é mais difícil de dizer, eu diria que nas rabanadas foi de inspiração francesa ou espanhola (através da França), no entanto hoje em dia as receitas de rabanadas (e são muitas que mudam bastante de região para região), são bastante únicas em sabores e até com diferentes técnicas e já são bem diferentes das receitas francesas e espanholas, por isso eu diria que as rabanadas como são apresentadas agora são de origem Portuguesa mas de certeza tiveram inspiração em outras receitas de pão frito doce europeias.

      Agora o arroz doce é mais complicado sendo um prato quase universal no mundo ou pelo menos a noção de papas de arroz (doce ou salgada), visto que a receita tradicional portuguesa leva canela e açúcar o que quer dizer que a origem é provavelmente na altura dos descobrimentos, mesmo que arroz começou a ser produzido na Europa com a introdução pelos Árabes na Península Ibérica, o que quer dizer uns 500 anos antes do inicio dos descobrimentos…. humm

      Bem, mas no período dos descobrimentos de certeza tivemos mais contacto com o arroz e onde acredito que já fizessem certas papas com arroz, agora quem é que originalmente pensou em criar uma papa doce de arroz com ovos com um toque de canela é bem capaz de ter sido os Portugueses, ou senão basicamente aproveitamos as receitas de papas de arroz e achamos que tudo fica melhor com açúcar e ovos… :P De qualquer forma a receita hoje em dia de arroz doce é bem Portuguesa, por exemplo deve ser feita com arroz carolino que é um tipo de arroz português.

      Tens de ver que toda a culinária é um pouco de invenção com os ingredientes que tens a tua disposição e um pouco de inspiração ou copia de outras receitas, muita da culinária brasileira pode dizer-se portuguesa, mas se a receita brasileira é diferente da portuguesa (pelo gosto, técnica, cultura ou diferentes ingredientes) então é uma receita brasileira, o mesmo se passa com a portuguesa, que teve muita influencia do território português e seus ingredientes mas também das interligações com a Europa, o Mundo e em especial as antigas colónias!

Deixa o teu comentário :)

Panquecas Espiral de Canela

Massa Udon