in ,

Como Fazer Doce Fino do Algarve

Iguaria_Doces-Finos

Para o Natal nada como apresentar um dos meus doces favoritos, os doces finos Algarvios, bons para qualquer altura do ano inclusive na mesa de Natal, quem não sabe o que são, são uns doces feitos com massapão (massa de amêndoa) recheados com fios de ovos e moldados em figuras adoráveis!!!! :)

Para fazer doces finos é preciso tirares uma tarde e dá jeito teres todo o material extra para fazeres perfeitos, no entanto eu já fiz versões menos profissionais como fazer só o massapão (comprando amêndoas já peladas) e moldar em queijinhos é muito mais rápido, também ajuda como neste caso teres ajuda :)

Para fazer Doces Finos tens 4 etapas:

  1. Vais Pelar, Secar e Triturar a Amêndoa
  2. Vais criar a Massa de Massapão
  3. Vais Fazer os Fios de Ovos
  4. Moldar os Doces Finos

Material Necessário:

  • Ferramentas de Plástico para Moldar – Que podes usar também para pasta de açúcar.
  • Corantes Alimentares – Para pintar os doces finos.
  • Pincéis – Para pintar os doces finos.
  • Funil de Fios de Ovos – Para fazer os fios de ovos.
  • Espátula de Massa – Ajuda a mexer na massapão quente.
  • Formas de Papel – Para por os doces finos.

Receita de Doce Fino do Algarve

Ingredientes

Massapão 1Kg

Fios de Ovos (Para 1Kg de Doces)

Extras

Instruções

  1. Começas pelas amêndoas, ferve água numa panela, retira a panela do lume e junta as amêndoas e tapa.
    Iguaria_Doces-Finos-Amendoas-para-Pelar
  2. Deixa na água uns 5 minutos, abre e tenta espremer a casca da amêndoa se esta sair bem então, escorre a água e deixa as amêndoas arrefecer um pouco e depois pela todas as amêndoas e lava elas.
    Iguaria_Pelar-Amendoas
  3. Se tiveres tempo dispõe elas em dois tabuleiros e deixa secar ao sol durante 2 dias, se não tiveres o tempo vais pré-aquecer o forno a 200ºC e levar os dois tabuleiros lá dentro por 10 minutos com uma rolha na porta para manter a porta aberta, tu queres secar as amêndoas, não torrar!
    Iguaria_Doces-Finos-Amendoas-no-Forno
  4. Depois leva os dois tabuleiros para o Sol para secar por mais uns 30 minutos.
    Iguaria_Doces-Finos-Amendoas-Secas
  5. Quando a amêndoa estiver bem seca leva a uma picadora/trituradora e vais moer até criar uma pó de amêndoa, tu queres super fino, quanto mais fino mais lisa e suave vai ficar a massa.
    Iguaria_Doces-Finos-Tritar-Amendoas
    Iguaria_Doces-Finos-Amendoas-em-Po
  6. Agora vamos preparar o massapão, leva a água com o açúcar ao lume, nu tacho até atingir o ponto pérola.
  7. Retira do lume e junta a amêndoa moída, agora vais mexer energicamente até a amêndoa e a calda formarem uma pasta bem homogénea e lisa.
    Iguaria_Doces-Finos-Criar-o-Massapao
  8. Deixa arrefecer um pouco e depois retira a massa para uma base ou mesa de mármore e vais amassar bem a massa ainda quente com uma espátula de massa, e deixa arrefecer.
    Iguaria_Doces-Finos-Amassar-Macapao
  9. Quando estiver fria vais voltar a amassar e criar uma bola, embrulha a bola em película aderente e deixa repousar, o ideal é de um dia para outro mas podes usar passado 1 hora sem problemas.
    Iguaria_Doces-Finos-Macapao-Pronto
  10. Para os fios de ovos vais juntar a água com o açúcar e levar ao lume médio-alto.
    Iguaria_Doces-Finos-Aquecer-Calda
  11. Entretanto vais separas as gemas das claras (guarda as claras para utilizar em outra receita) e coa as gemas por um passador para ajudar a retirar imperfeições ou peles das gemas e depois bate bem as gemas.
    Iguaria_Doces-Finos-Abrir-Ovos
  12. Agora coloca as gemas no funil de ovos (se não tiveres um funil de ovos, tenta arranjar um funil super fino ou usa um saco de plástico forte como congelação com uns furos finos) e espera até a calda começar a fazer espuma.
    Iguaria_Doces-Finos-Deitar-Gemas-Batidas
    Iguaria_Doces-Finos-Funil-Fios-De-Ovos
  13. Quando começar a espumar vais com o funil e deitas uns fios de gema sobre a calda fazendo movimentos circulares, não enchas demasiado, para e deixa cozer uns segundos e depois retira com uma espumadeira os fios para um escorredor, repete até não teres mais gemas. ( Nota: Se os fios começarem a pegar todos ou depois de retirados estiverem pegajosos, tens de acrescentar um pouco de mais água na calda. )
    Iguaria_Doces-Finos-Deitas-por-cima-Calda
    Iguaria_Doces-Finos-Retirar-os-Fios
  14. Quando o os fios de ovos arrefecerem separa os fios com as mãos e estão prontos para ser usados.
    Iguaria_Doces-Finos-Fios-de-Ovos
  15. Vamos agora moldar os doces finos, a base está no queijo de doce fino, para fazeres um agarras numa bola de massapão na mão, espalmas até criar um circulo de massa, depois põe um pouco de fios de ovos no centro e fecha a bola e molda para criar o formato de um pequeno queijo.
    Iguaria_Doces-Finos-Macapao
    Iguaria_Doces-Finos-1-Massa
    Iguaria_Doces-Finos-2-Fecha-Bola
  16. Depois usa uma faca e faz umas marcas no topo, de seguida passa pelo açúcar e põe uma bolinha prateada de açúcar no centro do queijo e põe dentro de uma forminha de papel! ( Nota: Tu queres que a massapão esteja fino mas não super fino para não quebrar a manusear ou a comer, também toma cuidado de selar bem, nada de fios de ovos a sair, se tiver bem selado os doces finos aguentam 1 mês sem problemas ).
    Iguaria_Doces-Finos-Moldar-Doces
    Iguaria_Doces-Finos-3-Forma
    Iguaria_Doces-Finos-Queijinho-Pronto
    Iguaria_Doces-Finos-Queijo
  17. Para fazer os frutos, legumes pintados tu queres primeiro moldar os frutos num formato de pera, cenoura, maçã, também molda pequenas folhas para decoração (claro sem fios de ovos dentro, não existe espaço).
    Iguaria_Doces-Finos-Tintas-Comestiveis
    Iguaria_Doces-Finos-4-Prontos-para-Pintar
  18. De seguida usa um pouco de corante alimentar, normalmente queres uma cor clara para fazer o fundo e depois usa a mesma cor um pouco mais escura para dar contraste, pinta a folha e cola no resto do doce fino (massapão cola sem problemas).
    Iguaria_Doces-Finos-Pintar
    Iguaria_Doces-Finos-Cenoura
    Iguaria_Doces-Finos-Maca
  19. Para peixes, amêndoas, porquinhos, tu vais retirar um pouco de massapão e juntar com chocolate, ou um dos corantes para criar massa cor de rosa, amarela, laranja, azul ou castanha, depois molda, o peixe é relativamente simples, mas o porquinho é daqueles que dão mais trabalho, tenta copiar as imagens (eu depois faço uma versão só sobre moldar cada um dos doces).
    Iguaria_Doces-Finos-Porquinho
    Iguaria_Doces-Finos-Ratinho
    Iguaria_Doces-Finos-Amendoas
    Iguaria_Doces-Finos-Algarve
  20. Por fim podes fazer o cesto, que basicamente é moldares um mini cesto e deixas lá os fios de ovos e depois moldas tubinhos de massapão em formato de flores, macarrão, sementes ou milho. (Toma atenção que este desenho não aguenta muito bem é para consumir nos próximos dias).
    Iguaria_Doces-Finos-5-Pintar
  21. E já está! Divirtam-se isto de fazer doces finos é parte técnica parte habilidade e criatividade, é delicioso e a criançada pode participar sem problemas! :)
    Iguaria_Doces-Finos-Variados
    Iguaria_Doces-Finos-Varios-Tipos
    Iguaria_Doces-Finos-Diversos
    Iguaria_Doces-Finos-Algarvios

Dicas: Tudo isto leva um pouco de trabalho para começares a fazer bem, não te preocupes, também muitos dos corantes variam de cor após secar, também os doces finos aguentam bem durante bastante tempo se forem bem feitos, mas passado uns 2 ou 3 dias o exterior fica bem seco, o que é uma boa forma de saberes se o doce fino é acabado de fazer ou já um pouco velho.

Eu vou fazer outro artigo em como moldar todos os doces finos, esta receita já está gigantesca, mas acho que com esta receita já conseguem fazer a grande maioria dos doces sem problemas, é só copiar as imagens e como sempre se gostaram partilhem a receita com os vossos amigos, façam “gosto” no facebook ou digam em baixo nos comentários, obrigado! ;)

Informação Nutricional

Doses: 10・Tempo: 150 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 8978 kcal・Gorduras: 291 g・Hidratos de Carbono: 1000 g・Proteínas: 122 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Pois são… e depois de um pouco de prática até que não são muito dificeis de fazer, sempre é uma forma divertida e criativa de passar uma tarde :D

Deixa o teu comentário :)

Top 10 Receitas Perfeitas para o Natal

Trança de Natal