in

Top 10 Doces de Natal

Não é possível escolher só 10 doces de Natal, como podem ver pela nossa mesa de Natal do ano passado, alguns não vão estar nesta lista, acho que uma boa mesa de Natal Portuguesa deve incluir sempre algumas receitas clássicas de Natal mas também deve incluir algumas novidades senão vai ser sempre o mesmo, como podem ver na nossa mesa, temos aletria, rabanadas, sonhos, pudim e bolo rainha, mas também temos algumas novidades como sericaia, torta de ovos pobres ou farófias como novidades na mesa, alguns são doces bem natalícios outros talvez não tanto.

As receitas que vou recomendar neste top 10 de doces de Natal de Portugal vão ser acima de tudo clássicos, porque é o que se espera mas a escolha da popularidade de cada um é acima de tudo a popularidade aqui no Iguaria e a minha escolha pessoal quando não é clara a divisão e deixei para o fim 2 dos meus novos favoritos para variar, vamos a isto!

Top 10 Doces de Natal Portugueses


1. Aletria de Natal – Este doce é muito tradicional no norte de Portugal, com duas variedades uma mais similar ao arroz doce mas feito com massa e outro mais denso que podes cortar fatias com faca, ambas formas são deliciosas e acima de tudo tende a ser uma sobremesa pouco doce o que ajuda quando muitas vezes temos uma mesa de Natal com coisas um pouco demasiado doces.


2. Rabanadas Portuguesas – Também conhecidas como fatias paridas ou douradas, as rabanadas são um doce bem tópico do Natal português e quase sempre são o numero 1, mas neste ano perderam para a deliciosa Aletria, as rabanadas são um doce excelente, porque é simples de fazer, é barato, podes usar praticamente qualquer pão e podes servir simples com canela e açúcar ou com uma miríade de doces e caldas, o que torna este doce incrivelmente versátil.


3. Clássico Arroz Doce – Quem é que não gosta de arroz doce hehehe, existem muitas receitas de arroz doce por onde escolher e é o género de doce bom para qualquer altura do ano, o Natal não é exceção, eu pelo Natal se vou fazer arroz doce, tendo a fazer as versões mais ricas com mais ovos e manteiga porque uma versão mais simples tende a chocar com a Aletria doce e nós temos sempre Aletria doce na nossa mesa hehehe.


4. Pudim de Natal – Como os outros doces em cima, existem milhares de receitas de pudins, mas para o Natal temos normalmente também dois tipos, os pudins clássicos de Natal que são muito ricos e sólidos com muitas gemas, são deliciosamente decadentes, e por outro lado temos pudins mais leves como este que eu recomendo, acho que cozinha melhor, é mais barato e mais cremoso e menos ricos.


5. Sonhos de Abóbora – E também sonhos de cenoura, na verdade os sonhos típicos só de massa são os mais populares, mas eu prefiro os sonhos com massas mais interessantes, muito porque o sabor de um clássico sonho é de açúcar e canela, o mesmo das rabanadas.


6. Bolo Rainha – E pronto…. o Bolo Rei hehehe, são clássicos bolos não tem uma enorme tradição em Portugal, mas tornaram-se bem-vindos nas mesas de Natal, o bom para mim é que um bom Bolo Rei tem uma massa seca e aromática muitas vezes com álcool com uma boa proporção de frutos secos e frutas cristalizadas, no geral eu tendo a preferir o Bolo Rainha mais porque a grande maioria dos Bolos Rei tendem a exagerar nas frutas cristalizadas talvez por serem mais baratas e depois o bolo fica demasiado frutado e doce para o meu gosto, logo sigo para o Bolo Rainha.


7. Tradicional Leite Creme – Um pouco como o arroz doce, é um doce bem típico português bom para qualquer altura do ano, no entanto para além de ser um doce simples e delicioso, também está na lista porque é muitas vezes complemento de outros doces, como um molho, como no caso de rabanadas em leite creme ou nas farófias.

8. Bolinhos de Bolina – Os bolinhos de bolina são um daqueles fritos de Natal tradicionais do Norte que a minha avó fazia sempre uma pilha gigantesca, podem entrar na lista como um sonho, mas eu acho que são um doce a parte, mesmo tendo muitas similaridades, acho que um bolo de bolina é mais abóbora frita enquanto que um sonho de abóbora é mais um sonho com cremosidade e sabor a abóbora, e ambos deliciosos hehehe.


9. Torta de Ovos Pobres – Tal como o tronco de Natal, são tudo tortas, por isso pelo Natal não tens de te limitar pela mesma torta de chocolate de sempre, podes sempre encontrar ou no nosso caso fazer a tua variação, por vezes só mudar o recheio de chocolate para chantilly ou juntar doce de morango, faz uma grande diferença, neste caso é uma torta com cobertura e recheio de ovos pobres, já agora ovos pobres não tem nada de pobre apenas são a mesma receita de doce de ovos mas em vez de usar só as gemas leva o ovo inteiro logo o resultado final é menos denso e menos rico, mas para nós é muito melhor.


10. Sericaia Alentejana – Ok esta apareceu do nada, e talvez a Sericaia só é feita pelo Natal no Alentejo, mas este doce Alentejano já vai no terceiro ano na nossa mesa de Natal é tão… delicioso, algo entre um bolo tipo pão de ló e um pudim a sericaia é fofinha e esponjosa sozinha mas depois com um pouco de liquido e uma ameixazinha de elvas… ui verdadeira iguaria ;D

E já está espero que tenham gostado da lista, por estes lados já começamos a discussão séria do que a nossa mesa de Natal vai ter, acho que a fantástica sericaia vai sair este ano ohhhhhh, mas como sempre vamos ter novidades e uma bela rabanada e é isso que se quer em especial depois deste ano difícil para todos, um docinho, um abraço e um pouco de felicidade! Feliz Natal!

Deixa o teu comentário :)

Roupa Velha de Bacalhau

Farófias com Leite Creme