Com a Páscoa a porta tinha que começar com um folar, eu já fiz bastantes folares aqui pelo iguaria, por isso fui a procura de uma variação, neste caso esta receita é bastante similar a de um típico folar com erva-doce e canela, apenas tem menos quantidade de especiarias do que é habitual e leva um pouco de iogurte grego para dar um pouco de cremosidade a massa.
Logo este Folar de Páscoa é diferente mas continua a ser um folar, perfeito para quem prefere um folar mais cremoso e fofo e menos “temperado” do que um típico folar, algo, se calhar mais similar a um folar de supermercado (não que eu precise de comprar, mas os supermercados tendem a fazer variações mais fofas).
Na critica da minha irmã ela disse que a textura estava boa mas precisava de um pouco mais sal, canela e erva-doce, por isso já sabem se querem algo mais similar a um típico folar, dupliquem a canela, erva-doce e uma pitada a mais de sal.
E sim podem adicionar ovo cozido, eu é que prefiro sempre sem ovo, percebo a tradição mas eu adoro fatias perfeitas e grossas (não existe nada melhor que pôr na torradeira fatias de folar congelado), vamos a receita, Feliz Páscoa!
Receita de Folar Fofo da Páscoa
Ingredientes
- Farinha – 1kg (T65)
- Leite – 50ml
- Fermento Padeiro – 10gr (1 Saqueta)
- Açúcar Amarelo – 180gr
- Erva-Doce – 2 Colheres de Chá
- Canela – 2 Colheres de Chá
- Manteiga – 90gr
- Azeite – 90gr
- Iogurte Grego – 1 (110gr)
- Aguardente – 50ml
- Ovos – 5
- Gema – 1 (Para Pincelar)
- Sal – 1 Colher de Chá
Instruções
- O melhor é começar no dia anterior para teres tempo de deixar fermentar a massa por umas 12 horas, junta o fermento numa taça com duas colheres de sopa de farinha e o leite morno, deixa levedar tapado por umas 2 horas.
- Depois numa batedeira junta a açúcar, sal, erva-doce, canela, manteiga mole, azeite, aguardente, iogurte e ovos, bate tudo bem.
- Junta então a massa com o fermento seguido da farinha, amassa se tiveres uma máquina que faça isso, ou tira tudo para fora e amassa a mão numa bancada até obteres uma bola de massa homogénea.
- Põe esta numa taça 3 vezes maior (porque a massa vai crescer) polvilhada de farinha e deixa este levedar com um pano por cima num lugar morno (se não tiveres nenhum, aquece um forno um pouco tipo 50ºC, depois desligar o forno põe a massa lá dentro e deixa lá dentro até o dia seguinte).
- Retira então a massa, amassa esta um pouco e cria duas bolas de massa, podes retirar um pouco de massa e fazer uma cruz de massa por cima, um laço ou uma espiral para decorar.
- Dispõe estes num tabuleiro de ir ao forno forrado, com bastante espaço e deixa num sitio morno (ou repete o truque do forno) para voltar a levedar mais umas 2 horas e duplicar de tamanho.
- Por fim pré-aquece o forno a 180ºC e pincela os folares com a gema de ovo, leva ao forno a assar por uns 30 a 35 minutos até ficar bem assado, podes ver se o fundo está bom batendo o fundo do folar com os nós dos dedos se o som for oco então está bem assado.
- E já está, retira e está pronto a servir, um folar destes aguenta bem uns 5 dias de fora ou podes fazer como eu e cortar fatias e congelar para ir comendo ;D Feliz Páscoa!
Ficha da Receita
Folar Fofo da Páscoa
Receita de folar um pouco mais fofo e cremoso que um típico folar português.
Ingredientes
- Farinha – 1kg (T65)
- Leite – 50ml
- Fermento Padeiro – 10gr (1 Saqueta)
- Açúcar Amarelo – 180gr
- Erva-Doce – 2 Colheres de Chá
- Canela – 2 Colheres de Chá
- Manteiga – 90gr
- Azeite – 90gr
- Iogurte Grego – 1 (110gr)
- Aguardente – 50ml
- Ovos – 5
- Gema – 1 (Para Pincelar)
- Sal – 1 Colher de Chá
Instruções
- Na noite anterior faz a massa, numa pequena taça junta o fermento com duas colheres de farinha e o leite morno, deixa levedar umas duas horas.
- Junta depois todos os ingredientes incluído a massa com o fermento, bate e amassa até criar uma bola de massa, tapa esta e deixa levedar por umas 12 horas.
- No dia seguinte, retira a massa e separa em duas bolas de massa, amassa estas e cria o desenho que te apetecer com pedaços de massa, deixa levedar mais umas 2 horas.
- Pincela com a gema batida e leva a um forno pré-aquecido a 180ºC por uns 30 minutos até ficarem bem assados.
- E já está, retira do forno e serve ainda mornos ou a temperatura ambiente simples ou com doces ou manteiga, bom proveito.
Nada como um belo folar pela páscoa, parabéns deve ser delicioso.
Ficou fantástico, lindo for fora e cremoso por dentro, mesmo que a minha irmã acha que ficava melhor com mais canela e erva-doce hehehe, não se pode agradar toda a gente ;D
Feliz Páscoa, nada como um lindo folar, parabéns e beijinhos.
Ainda bem que gostaste, sim a Páscoa não é a mesma coisa sem um belo folar na mesa ;D Feliz Páscoa!
Hugo,
Os teu folar tem um aspecto maravilhoso! A acompanhar um chá quentinho, é uma maravilha.
Beijinho*
Sim, o bom de um folar é que podes comer simples quando está fresco, mas quando este secar podes torrar e comer com manteiga ou doce, ou podes cortar fatias e congelar para pôr na torradeira quando apetecer ;D
Pela Páscoa tem de ter um belo folar da Páscoa, parabéns Hugo tem um aspecto 5 estrelas.
E tem também um sabor 5 estrelas! hehehe obrigado e Feliz Páscoa!