in

Pãezinhos de Queijo

Claro se estamos a falar do Brasil não pode faltar o pãozinho de queijo, para dizer a verdade como comprei bastante polvilho doce a azedo e como já vi que a receita tem variações, podem esperar por mais umas variações pela frente.

Caso não conheçam pão de queijo é um tipo de pão tradicional Brasileiro, feito com amido de mandioca (também conhecido por polvilho ou fécula de mandioca) e misturado com queijo, é uma espécie de pão enriquecido, esponjoso e cremoso, um pouco entre doce e salgado, pode ser comido simples ou podes abrir e rechear com doces ou salgados.

Esta receita foi a do pacote hahaha, sim sim era a receita que vinha com o pacote de polvilho doce, pensei….. bem deve ser então a receita mais básica para experimentar, não é?

O resultado é interessante mas acho que para além da receita existem mais variáveis que modificam bastante o tipo de pão de queijo, como por exemplo o tipo de queijo, eu usei uma mistura de queijo maasdam e cheddar, ambos são queijos que derretem com facilidade mas têm um sabor mais intenso que por exemplo queijo mozzarella, e sim eu sei que os queijos que ficam melhor no pão de queijo são curados ou com sabores intensos ou salgados, mas o resultado final tenho que admitir que ficou bem catita, vamos a receita.

Receita de Pãezinhos de Queijo

Pãezinhos de Queijo

  • Doses: 4-8
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita tradicional de pãezinhos de queijo do Brasil, com queijo cheddar e maasdam.

Ingredientes

  • Amido de Mandioca – 250gr
  • Queijo Maasdam – 50gr
  • Queijo Cheddar – 50gr
  • Leite – 100ml
  • Óleo de Girassol – 40ml
  • Ovos – 2
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por levar ao lume o leite e óleo até ferver, podes também levar ao microondas.
  2. Deita o polvilho numa taça e junta a mistura de leite e óleo, mexe um pouco e deixa arrefecer uns 20 minutos.
  3. Adiciona então o queijo e ovos e amassa bem com as mãos até formar uma massa homogénea.
  4. Pré-aquece o forno a 200ºC e forra um tabuleiro de ir ao forno.
  5. Faz bolinhas de massa (eu normalmente uso a balança para ter bolinhas de mais ou menos o mesmo tamanho) e dispõe estas no tabuleiro com algum espaço.
  6. Leva a assar no forno por uns 15 a 20 minutos até começarem a dourar, nota no entanto que queres elas pálidas e não torraditas.
  7. E já está, retira, deixa esfriar um pouco e estão prontas a servir.

Notas: Depois de moldares as bolas podes levar estas ao congelador assim tens pão de queijo pronto para quando de apetecer é só assar, nota que congeladas vão demorar mais uns 5 minutos a ficarem prontas. Podes usar os queijos que quiseres mas queijos sem grande sabor como mozzarella vão criar pães de queijo sem sabor, é sempre melhor usar queijos com sabores intensos.

Esta receita de Pãezinhos de Queijo foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 1870 kcal・Gorduras: 81 g・Hidratos de Carbono: 237 g・Proteínas: 38 g

Deixa o teu comentário :)

Coxinha de Frango

Goiabada, Bananada e Marrom Glacê da Predilecta