in

Arroz Doce Brasileiro

Eu já vi esta receita, ou bem similar com vários nomes, arroz doce com leite creme, arroz doce rápido ou simples ou verdadeiro o quer que isso queira dizer?!?!!? Mas eu conheço por arroz doce brasileiro, não tenho a certeza que seja a variedade mais comum no Brasil, mas parece ser a receita mais comum, basicamente um arroz doce com uma base de leite condensado, por vezes ainda se adiciona mais açúcar, mas posso garantir que não precisa.

Aliás nesse sentido é uma receita mais simples de arroz doce, com menos ingredientes e menos passos, no entanto pessoalmente eu não chamaria de arroz doce, porque o sabor final é menos de arroz é mais de leite condensado, na minha opinião é mais um doce de leite condensado que um arroz doce, mas se queres fazer um arroz doce rápido ou adoras baba de camelo e o sabor de leite condensado então esta sobremesa é para ti! ;D

Eu gostei mas acho o sabor de leite condensado um pouco enjoativo para o meu gosto, eu gosto de doces pouco doces e sabores mais simples, mas isso sou eu (eu sei porque a minha sobrinha adorou), vamos a receita!

Receita de Arroz Doce Brasileiro

Arroz Doce Brasileiro

  • Doses: 6
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita rápida de arroz doce ao estilo brasileiro com uma base de leite condensado.

Ingredientes

  • Leite Condensado – 1 Lata (+/- 400gr)
  • Arroz Carolino – 200gr
  • Leite – 1 Litro (Meio-Gordo)
  • Canela – 1 Pau
  • Limão – 1 Casca (Usei Lima)
  • Sal – Uma Pitada (O necessário para a quantia de arroz)
  • Canela em Pó – Para Polvilhar

Instruções

  1. Começa por deitar o leite com o pau de canela e casca de limão num tacho e juntar o arroz e uma pitada de sal, deixa cozinhar em lume brando tapado, tu queres cozinhar até o arroz estar bem tenro e pronto a comer, no meu caso demorou uns 18 minutos, desconfio que a cozinhar em leite simplesmente demora mais tempo.
  2. Depois do arroz estar bem cozido, prova e se necessário retifica de sal, depois junta o leite condensado e deixa cozinhar mais uns 5 minutos até engrossar, neste ponto está pronto a deitar em tacinhas e levar ao frigorífico, nota que ao arrefecer o arroz doce vai ficar mais rijo, logo não deixes ele engrossar em demasia ao lume.
  3. Depois do arroz doce estar bem fresco está pronto a servir, normalmente com uma pitada de canela por cima, bom proveito!
Notas: Eu normalmente faço arroz doce e bem leite creme com leite gordo do dia, porque tem um sabor muito mais interessante e intenso, perfeiro para este género de doces, mas para este arroz doce eu fui com leite meio-gordo, porque acho que intensificar o aroma de leite não vai fazer muita diferença quando usas leite condensado. Para cortar um pouco na doçura, nada como polvilhar com canela ou juntar frutas ou frutos secos, foi o que eu fiz :P

Esta receita de Arroz Doce Brasileiro foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2600 kcal・Gorduras: 71 g・Hidratos de Carbono: 409 g・Proteínas: 89 g

Deixa o teu comentário :)

Pizza Três Queijos

Chocolate Regina Floc Choc