in

O Problema das Bebidas Alternativas ao Leite

Já todos passamos pela secção do leite no supermercado e hoje em dia está absolutamente cheio de “leites vegetais” e até já podemos ter provado algumas destas bebidas, as chamadas “alternativas ao leite” ou bebidas vegetais, apareceram inicialmente como uma alternativa para quem têm intolerância a lactose mas quer continuar a beber leite ou produtos com leite, muito como o aparecimento de produtos sem glúten, no entanto hoje em dia já temos leite sem lactose (e um monte de outros derivados lácteos sem lactose), logo estas bebidas e em especial alguns produtores começaram a publicitar que estas bebidas são alternativas superiores ao leite, mas será que são mais nutritivas? Que são melhores para o ambiente ? Ou até eticamente superiores?

Será que isso é verdade?

Bem eu tenho más noticias, mas antes de entrar nisso eu quero fazer um ponto que acho importante salientar, tal como os produtos sem glúten, as alternativas a carne ou neste caso alternativas ao leite, são na maioria todos produtos industriais, logo são quase todos produtos em que o objetivo principal não é nutrição, mas sim de criar produtos similares ao original e mais saborosos, logo vão quase sempre ser inferiores ao produto original em especial na questão da nutrição.

Queres saber o que é um bom produto sem glúten? Uma maçã ou um bom peixinho grelhado, queres uma alternativa a carne de vaca? Temos leguminosas, temos tofu, temos ovos, frango ou peixe, queres uma alternativa ao leite? Bem tens uma montanha de ingredientes ricos em cálcio e proteínas, coisas como laranjas, espinafres, brócolos, tofu, feijões e por ai fora, podem não ser tão completos individualmente como o leite mas variando o consumo vais ter exatamente ou até uma melhor nutrição do que o leite.

Também o leite em si não é um ingrediente perfeito, é um produto razoavelmente completo e nutricionalmente denso mas não é perfeito, é rico em gordura saturada, provém da produção e exploração animal (com os possíveis problemas éticos e claros para a natureza), este e os seus sucedâneos, como queijo, iogurte, também devem ser consumido com alguma moderação.

Pronto já acabei com o meu “rant” do costume, chateia-me um pouco as pessoas baterem o tambor de alternativas saudáveis quando já existem montes de alternativas saudáveis, apenas não são “cópias” dos ingredientes originais, vamos então ver todos os problemas com as bebidas alternativas ao leite.

Os Problemas das Bebidas Vegetais ou Alternativas ao Leite

Existem diversas variedades hoje em dia e todas têm os prós e contras, mas eu vou tentar cingir-me nas variedades mais comuns e populares.

Bebida Vegetal de Aveia – Este é produzido a partir de grãos de aveia e água. Tem um sabor suave e adocicado, com uma textura cremosa, É frequentemente enriquecido com cálcio e vitaminas.

Talvez a mais publicitada e pior de todas as bebidas vegetais, não porque faz mal, mas mais porque tende a ser cara e não ter grande nutrição! Então mas eu não estava a umas semanas atrás a dizer que aveia é a melhor coisa desde o pão em fatias e o bacalhau seco? É verdade a aveia é um excelente cereal, mas isso não quer dizer que seja uma boa bebida.

Vejamos a bebida em si, dos maiores produtores de bebidas de aveia esta é composta por: Água, aveia (entre 10% a 12%), óleo de colza (ou outros óleos), carbonato de cálcio (a fonte de cálcio, pode ou não estar incluído), fosfatos de cálcio, sal iodado, vitaminas (D2, riboflavina, B12).

Basicamente tens uma bebida que é 80% a 90% de água, com um muito baixo valor nutricional, isto não é uma papa de aveia em que tens 70% de aveia e logo muito mais dos benefícios da aveia, isto é água com aroma a aveia, logo os benefícios da aveia são ténues, dai a adição de fosfatos de cálcio e vitaminas para tentar compensar o perfil nutricional.

Aveia também contém glutén, e este pode ser retirado para se tornar livre de glúten, mas retirando o glutén também se retira a pouca proteína que se podia ter adicionado ao produto final!

Bebida Vegetal de Amêndoa – Este é concebido a partir de amêndoas moídas e água, sendo geralmente enriquecido com vitaminas e minerais. É uma opção leve, com sabor suave e textura leitosa.

A amêndoa é um fruto seco, caro, difícil de produzir com um perfil nutricional completamente diferente do leite, logo para ser um substituto tem de ser muito aditivado. Os ingredientes de uma bebida típica de amêndoa são: Água, Amêndoa  (3,3%), fosfato tricálcico, sal marinho, estabilizadores (goma de alfarroba, goma gelana), emulsionante (lecitinas (girassol)), vitaminas (B2, B12, E, D2).

Quaisquer que sejam os beneficios da amêndoa, só estás a ingerir entre 2 a 4%, o resto é só cenas para tornar a mistura mais cremosa e aditivos para dar um pouco mais de nutrição, no geral uma bebida muito pobre nutricionalmente.

Bebida Vegetal de Soja – Feita a partir de grãos de soja moídos e água. É uma opção rica em proteínas vegetais e frequentemente fortificada com cálcio e vitaminas. Possui um sabor neutro e uma textura cremosa.

Soja é um produto mais comum, mas um pouco como a lactose do leite, este é um produto em que é comum as intolerâncias, os ingredientes são: Soja (água, grãos de soja descascados (8%)), açúcar, regulador de acidez (fosfatos de potássio), carbonato de cálcio, aroma, sal marinho, estabilizador (goma gelana), vitaminas (B2, B12, D2).

Já estão a ver o padrão a repetir são sempre batidos com um pouco do ingrediente principal e com umas vitaminas para tentar criar um perfil e textura similar ao leite.

Bebida Vegetal de Arroz (Ou de Arroz Integral) – Produzido a partir de grãos de arroz e água. Tem um sabor suave e doce do amido do arroz, com uma textura leve. É uma boa opção para pessoas com alergia ao glúten ou soja.

O leite de arroz tende a ser mais baixo em proteínas e pode ser pobre em nutrientes em comparação com outras alternativas ao leite. Além disso, alguns produtos comerciais podem conter adição de açúcar, por isso é importante ler os rótulos.

Os ingredientes são: Arroz (água, arroz (12,5%)), açúcar, óleo de girassol, fosfato tricálcico, sal marinho, estabilizador (goma gelana), regulador de acidez (fosfatos de potássio), vitaminas (B12, D2).

Bebida Vegetal de Coco – Feito a partir da polpa do coco misturada com água. Possui um sabor rico e cremoso, sendo frequentemente utilizado em pratos asiáticos e sobremesas. É uma opção naturalmente sem lactose e pode adicionar um toque tropical às receitas.

O leite de coco tem um teor mais elevado de gorduras saturadas em comparação com outras alternativas ao leite. Portanto, é recomendado consumi-lo com moderação, especialmente para aqueles que precisam controlar a ingestão de gorduras saturadas, no entanto tenho que notar que a marca que escolhi até não é assim tão má, têm 1 grama de gordura saturada o que é equivalente a gordura saturada natural do leite.

Os ingredientes são: Água, leite de coco (5,3%) (creme de coco, água), arroz (3,3%), fosfato tricálcico, estabilizadores (goma de guar, goma gelana, goma xantana), sal marinho, aromas, vitaminas (B12, D2). De notar que esta bebida leva também arroz.

Bebida Vegetal de Avelã, Caju, Amendoim etc – Não que sejam todos iguais, mas são bebidas vegetais similares em perfil a bebida vegetal de amêndoa, logo é mais uma questão de gosto e carteira porque em termos de produto são muito similares, tanto em nutrição como textura, só mudando o sabor.

Aqui vai a tabela para poderem comparar, noto que eu escolhi as marcas de topo ou mais famosas, logo estamos a falar de bebidas de 2€ mínimo por garrafa e algumas nem são de 1 litro, porque se forem escolher bebidas vegetais de linha branca ou marcas menos conhecidas, a grande diferença é que esta têm ainda menos do ingrediente principal e muitas vezes nem são aditivadas com cálcio e vitaminas o que torna essa bebidas ainda piores em comparação.

Tabela de Comparação entre Leite e Bebidas Alternativas do Leite

Calorias Gorduras Hidratos de Carbono Proteínas Sal Cálcio Micronutrientes
Leite 67 kcal 2 gr 7 gr 4 gr 63 mg 163 mg Vitamina A, D, B2, B12, Fósforo e Magnésio
Aveia 59 kcal 3 gr 6.6 gr 1 gr 100 mg 120 mg Vitamina D, B2, B12
Amêndoa 45 kcal 1.4 gr 7.3 gr 0.5 gr 140 mg 120 mg Vitamina D, E, B2, B12
Soja 39 kcal; 1.8 gr 2.5 gr 3 gr 120 mg 120 mg Vitamina D, B12
Arroz 46 kcal 1 gr 8.3 gr 0.4 gr 100 mg 120 mg Vitamina D, B12
Coco 20 kcal 0.9 gr 2.7 gr 0.1 gr 130 mg 120 mg Vitamina D, B12

Também tenho que notar que nem todas as bebidas são iguais, algumas são combinadas, tipo bebida de coco e amêndoa ou soja e aveia, também existe uma grande diferença entre bebidas que são quase inteiramente do ingrediente principal, isto é, existe uma diferença grande entre leite de amêndoa (especialmente feito em casa) e bebida vegetal de amêndoa, sendo o leite de amêndoa basicamente 100% de amêndoas e água e a bebida vegetal de amêndoa ser uma bebida que têm acima de tudo sabor a amêndoa, com tão pouco como 2%, lembra-me um pouco das manteigas de amendoim, algumas são 100% de amendoim e creme de barrar de manteiga de amendoim que pode ter de 90% até 10% de amendoim e mais uma montanha de ingredientes extras.

Será que estas bebidas vegetais são bons substitutos para o leite?

Bem como podem ver estas bebidas substituem o leite e até podem ser bem similares na textura e até sabor, mas são todas produtos altamente industriais, aditivados e nutricional entre inferiores e muito inferiores ao leite, não só isso como a produção de muitos destes frutos e cereais também têm consequências para o meio ambiente, sendo normalmente inferiores ao leite, mas não deixam de ter impacto e a nível ético ficamos a meio caminho, por um lado criar animais para produzir puramente leite, não é obviamente ideal a longo prazo para a humanidade, mas também não existe um produto agora que consiga substituir o leite e os seus derivados, sendo oleite ainda uma das bases essenciais da alimentação humana.

Finalmente num aparte e como disse em cima este produtos são acima de tudo para mim um esquema de marketing, se querem alternativas ao leite então bebam ou comam outros alimentos que providenciem proteínas, cálcio ou micronutrientes, estas bebidas não são isso, claro se quiserem beber de tempos em tempos, estão a vontade, eu também como um chocolate de tempos em tempos e por exemplo até aprecio leite de soja (do estilo chinês/japonês também conhecido por Tonyu, mas os ingredientes são só água e soja), nada de mal com isso, mas não é boa ideia consumir estes produtos com regularidade ou pior ainda a pensar que são um bom substituto para leite por que não são, mesmo que sejam deliciosos ou façam uma boa espuma com café, este não são na generalidade bons produtos.

E já está, espero que tenham gostado de mais outra resmunguice minha, se têm algum comentário, adição ou reclamação é para isso que existem os comentários e até a próxima! ;D

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Ahaah nao é resmunguice, infelizmente, o pior é que é mesmo verdade. Toda a vida adorei leite e ate gostava do leite gordo apenas pasteurizado, mas um dia experimentei soja na casa da minha mãe e não sei que me deu que enjoei de tal forma o cheiro do leite que agora nao sou capaz ja la vão uns anos. Tenho muitas saudades do leite, temos o leite das vacas felizes da Terra Nostra, mais ético (espero) mas infelizmente não consigo com o cheiro. Espero um dia conseguir voltar a beber. As bebidas vegetais ja tinha reparado nisso, praticamente é água…Adorei a análise e a resmunguice :)

    • Hehehe não percebi bem a história, experimentaste soja e depois enjoaste de leite? De qualquer forma é perfeitamente normal ficares enjoada disto ou aquilo, eu diria que a melhor solução é não preocupares com o assunto, existem muitas outras coisas para experimentares, eu como gosto de variar e experimentar coisas novas… hummm eu raramente enjoo (aliás porque sou daqueles que acredita que contenção (ie não comer nada em demasia) e variedade são essenciais para uma nutrição saudável) mas quando fico enjoado eu simplesmente tiro umas férias desse ingrediente hehehe, por exemplo tive quase 1 ano sem comer abóbora, porque exagerei um pouco e depois fiquei sem vontade, mas agora já vai sem problemas.

      De qualquer forma o meu problema não é tanto existirem essas bebidas alternativas ao leite, não tenho grande problema com elas, é mais o marketing destes produtos a dizer que são boas alternativas, que são tão ou mais saudáveis, a esconder a realidade do produto, leite de amêndoa e depois só tem 10% de amêndoa, quando claramente não são, é um pouco como o meu problema com os sumos de fruta, comer fruta é nutritivo, saudável e delicioso, mas sumos de fruta (e em especial os feitos a partir de concentrados, porque esse processo infelizmente retira o restante pouco valor nutricional do sumo) são tão saudáveis como uma coca cola… literalmente, é só ver os ingredientes e os valores nutricionais, mas eu gosto de sumo de fruta, apenas sei que não é saudável e devo beber com bastante moderação, e de vez em quando lá compro o sumo espremido de maçã do ALDI ou bebo uma coca cola num restaurante ^_^’

Deixa o teu comentário :)

Rebuçados de Matcha Tsujirihei Honten

Dicionário de Culinária de Timor Leste