in

Sobremesas Portuguesas de Natal

O Natal pelo menos aqui por Portugal anda muito a volta dos doces, especialmente porque muitos deles só são feitos por esta altura do ano, claro que temos leite creme ou arroz doce todo o ano, mas rabanadas, sonhos ou bolo rei é mesmo quase sempre só para o Natal.

Esta lista não está ordenada por nenhuma ordem concreta e visto eu ter várias receitas é basicamente as minhas versões favoritas, eu tento sempre criar variações, também uma ou duas não são as versões tradicionais, mais pelo o meu gosto pessoal, por exemplo eu adoro pudim, mas acho que com tantos doces é melhor um pudim mais leve pelo Natal que um pudim mais tradicional de gemas ou de vinho do porto que é super doce e denso, é uma delicia mas um pouco demasiado para uma mesa já cheia de doces, vamos então a isto!

Sobremesas Portuguesas de Natal


Aletria de Natal – Talvez o meu doce favorito de Natal, é uma variação perfeita do Arroz Doce e como é pouco doce combina bem para desenjoar um pouco da mesa cheia de doces, bem doces!


Rabanadas de Natal – Nos últimos anos só para variar tenho muitas vezes usado caldas com as rabanadas só para não ser o típico açúcar com canela, especialmente se tiver azevias e sonhos também na mesa, fica tudo a saber mais ou menos ao mesmo, com calda podes dar diferentes sabores e com rabanadas mais densas também ajuda a criar rabanadas mais cremosas.


Pudim de Laranja – Eu adoro pudim e adoro os pudins de Natal, o problema é que são tão doces com tantas gemas, a qualquer altura do ano comia um inteiro mas numa mesa de doces, um pudim como este de laranja é uma melhor escolha, a receita é mais simples e barata e o resultado é mais cremoso e menos denso que um pudim mais clássico… e bem não deixa de ser um pudim ;D


Broas Castelares – Clássico bolinho de batata doce, podes fazer estes uma semana antes da semana do Natal e duram bem até a passagem de ano, deliciosos e cremosos.


Azevias de Grão-de-Bico – Com recheio de grão-de-bico ou de batata doce são um pastel delicioso de Natal, o unico problema é que dão um pouco de trabalho a fazer.


Leite Creme – Em par com o arroz doce, aletria e a mousse de chocolate eu diria que o leite creme é uma boa escolha, porque tal como a aletria tende a ser menos doce e a combinar melhor com uma mesa cheia de doces.


Pão-de-Ló – Um dos bolos clássicos do Natal, como o tronco de Natal e o bolo rei, a boa coisa do pão-de-ló é que é pouco doce e dura bastante tempo.


Sonhos de Natal de Abóbora – Existem umas 20 variações dos Sonhos, mas as com abóbora e cenoura são as minhas favoritas, acho que o sabor final e a textura mais interessantes.


Peras Bêbadas de Vinho de Porto – Tenho que admitir que normalmente não faço para o Natal, mas faço muitas vezes entre o Natal e Ano Novo e nos dias antes do Natal, e sempre queria pôr aqui alguma receita mais leve com fruta, é super simples e delicioso.


Tronco de Natal – Ou torta coberta de chocolate, é um bolo delicioso e uma adição mais recente nas sobremesas para o Natal, mas não deixa de ser bom e versátil, podes fazer assim com cobertura de chocolate e recheio de geleia, podes fazer todo de chocolate, na cobertura, massa e recheio, é mesmo ao teu gosto e tal como o Bolo Rei podes encomendar numa padaria ou pastelaria para fazerem ao teu gosto.

Então e onde é que está o…. BOLO REI! Bem eu já falei sobre o Bolo Rei e Bolo Rainha, se querem receitas é só procurar aqui no Iguaria por Bolo Rei, mas se for o meu Natal eu vou comprar o meu Bolo Rei, de todas as vezes que fiz Bolo Rei, ficou bom mas não ficou perfeito, simplesmente é algo entre um bolo e um pão enriquecido, o não ajuda ao resultado final ficar perfeito, muitas vezes é melhor ficar nas mãos de quem faz milhares todos os dias, e já que vou fazer tantos doces… só se tiver fora de Portugal é que vou fazer um Bolo Rei senão… eu já tenho a minha padaria e eles fazem o meu Bolo Rei ou Rainha exatamente como eu quero hehehehe ;D

Espero que tenham gostado da lista e se calhar experimentem algumas destas receitas no vosso Natal, todas têm o nosso selo de garantia, satisfação garantida heheheh, Feliz Natal!

4 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Boa noite! Este ano tenho cá, na beira, um tio algarvio a passar o Natal comigo, ele diz que tem muitas saudades das filhoses algarvias e eu adorava fazer-lhe a surpresa! Ele é de Vila Real de Santo António, mas não vive lá há muitos anos…será que me consegue arranjar e enviar a receita? Grata pelo esforço votos de um Feliz Natal 🎄🎅

    • Olá e boa noite, aqui pelo Algarve nós fazemos uma série de filhoses especialmente as Alentejanas, as duas mais tradicionais Algarvias são a filhós do Nordeste (também conhecida por filhós algarvia, que é parecida com as malassadas açoreanas) e a filhós enrolada (que é mais parecida com os coscorões) nós temos ambas as receitas, podes ver aqui https://www.iguaria.com/?s=filhos mas ambas são bem diferentes por isso não sei bem qual deves escolher eu pessoalmente gosto mais da do Nordeste acho que são as mais interessantes e as mais populares :D Mais alguma pergunta é só dizer e Feliz Natal! :D

    • Agradeço a resposta tão rápida! Estive a ver as receitas e vou fazer as do nordeste! Vamos ver se sou capaz!
      Votos de um feliz Natal e de um Ano Novo cheio de novas iguarias 😁
      Benedita

    • De nada, ahhh de certeza que vão ficar boas, eu quando faço um frito normalmente frito uma e depois experimento e se achar que a receita tem algum problema tento ajustar a massa até ficar no ponto certo :D Feliz Natal e um Bom Ano Novo!!!

Deixa o teu comentário :)

Rabanadas à Poveira

Rolo de Aves com Legumes Assados