Só para limpar o quadro, que tal partilhar alguns dos melhores artigos com dicas e truques que eu criei no ano passado, a escolha foi uma combinação da popularidade e do meu gosto pessoal, aliás e já que estamos numa de dicas, é importante provar sempre tudo, quanto melhor o restaurante mais vezes um prato é provado é a única forma de saber se algo está perfeito huhum vamos a isto!
Top 10 Dicas de Culinária de 2023
1. Shrinkflation e a Quebra de Qualidade de Marcas Brancas – Nada como questionar as aldrabices que andam por ai… não é…
2. Será que Adoçantes São Saudáveis – Adoçantes têm o seu lugar, mas tal como o açúcar não são muito saudáveis em especial se consumidos regularmente.
3. Qual é a Diferença entre um Guisado, Estufado e Refogado – Até eu confundo… hehehe
4. Qual é a Diferença entre Refogar, Saltear, Confitar e Flambiar – Nada como explicar mais uns conceitos culinários ;D
5. Deves Evitar Consumir Produtos Alimentares Industriais – Resposta curta… sim, é uma boa ideia…
6. Guia Culinário de Ingredientes Alternativos – Por vezes nem é o caso de precisar, podem ser boas sugestões para experimentar novos sabores.
7. O Problema dos Mercados Municipais – Uff em Portugal e não só, são cada vez mais mercados turísticos do que mercados com produtos frescos e baratos direto de produtores.
8. Alternativas mais Saudáveis ao Açúcar – Açúcar é daqueles produtos que deves naturalmente evitar, só porque é um pouco omnipresente em milhares de produtos, mesmo alguns que nem sabes, alguns tipos de pão, sumos, salsichas, iogurtes, cereais, molhos… etc e logo é sempre bom conhecer alternativas, mesmo que algumas destas também incluem algum açúcar :D
9. A Minha Recomendação Flocos de Aveia – Todos os porquês de eu gostar e comer praticamente todos os dias flocos de aveia… são deliciosos e nutritivos.
10. O Problema das Bebidas Alternativas ao Leite – Basicamente… muitas destas bebidas são chamadas de leite e vendidas como alternativas saudáveis quando a realidade não são produtos assim tão ricos… nutricionalmente.
E já está, espero que tenhas gostado destas dicas, eu aprendi bastante, ninguém nasce ensinado e existem poucas coisas tão satisfatórias como a nossa curiosidade, já agora nos últimos dias do ano também fiz uma tabela bem útil com os tempos de conservação de produtos e algumas diferenças interessantes entre o Natal em Portugal e o Natal no Brasil ;D
Ahhh e criei 4 dicionários de culinária, dicionário angolano de culinária, dicionário moçambicano de culinária, dicionário timorense de culinária e dicionário macaense de culinário, vamos ver se este ano tenho tempo para melhorar ou juntar todos os artigos que já fiz para criar um dicionário culinário mais definitivo brasileiro e também dar um saltinho por Guiné-Bissau, Gôa e Cabo Verde ;D Até a próxima!