Sim, sim, sim, nada como bacon caseiro, eu sei a cor é mais pálida, mas o meu bacon é… barriga de porco e especiarias, já leste o rótulo de bacon comercial é barriga de porco, açúcar, xarope de glicose, dextrose, extratos naturais de especiarias, dextrose de milho, proteína de soja, aroma de fumo, aroma, regulador de acidez, antioxidante, conservante.
É que não tem comparação, bem a comparação é só visual, porque em textura e sabor esta versão feita em casa é bastante superior e a receita em si demora vários dias mas não é assim tão complicada e no fim ficas com um glorioso naco de bacon.
Receita de Bacon feito em Casa
Bacon feito em Casa
Receita de como fazer toucinho fumado ou bacon em casa.
Ingredientes
- Porco – 2kg Barriga de Porco
- Alho – 3 Dentes
- Pimenta Preta – 1 Colher de Chá (Em Grão)
- Tomilho – 1 Colher de Chá
- Rosmaninho – 1 Colher de Chá
- Paprika – 1 Colher de Chá
- Louro – 3 Folhas
- Coentros – 1 Colher de Chá (Em Pó)
- Sal – 4 Colheres de Sopa
Instruções
- Junta todas as especiarias e sal, num almofariz e esmaga tudo grosseiramente.
- Lava o naco de barriga de porco, seca com papel absorvente e corta excessos de gordura.
- Agora espalha a mistura de especiarias por cima da carne, esfrega bem, depois deita para uma saco de vácuo e com uma máquina de vácuo sela e retira todo o ar.
- Põe no frigorífico com algo pesado por cima, todos os dias, vira ao contrário o pedaço de carne e volta a por um peso por cima, faz isto durante 7 dias.
- Passado os 7 dias, pré-aquece o forno a 90ºC, põe o bacon numa grelha com papel antiaderente ou uma pelica de silicone e por debaixo um tabuleiro para acumular os pingos de gordura, põe o bacon com a pele virada para baixo, deixa assar 1 hora.
- Vira agora o bacon com a pele para cima e deixa no forno a assar mais 1 hora.
- Por fim se tiveres um termómetro de carne, podes ver se o interior do bacon atingiu 65ºC, se sim então está na altura de tirar e está pronto.
- Nota que o bacon ainda está “crú”, nesta altura ele vai conservar por bastante tempo mas ainda precisa de ser cozinhado para ficar comestível, podes cortar este e selar em vácuo até a altura de cozinhar, guardar no frigorifico, bom apetite!
Notas: Eu usei uma máquina de vácuo para selar o bacon, mas se não tiveres compra sacos de congelação com selos duplos estas fecham super bem e dão bem para esta receita.
Esta receita de Bacon feito em Casa foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Olá Hugo,
Parabéns pela receita.
O que gostei na sua receita foi a quantidade de sal, bem menor do que outras que já li.
Teria outra pergunta: 90 graus no forno. Naturalmente, com o tempo, a temperatura vai aumentando lá dentro, creio seja normal.
Um abraço e muito obrigado pela tua partilha.
Cristiano.
Olá e obrigado, mesmo que foi a minha irmã que fez o bacon hehehehe (eu é que ganho todas as palmadinhas nas costas), eu fui perguntar, ela disse que sim 90 graus e não preocupar, porque depende muito da grossura do naco de porco, por isso tens de estar de olho, um naco mais fino é mais rápido que um mais grosso, mas não precisas de preocupar muito.