Ena com o Natal, nada como falar de Rabanadas, caso não conheçam este é um doce similar ás french toasts francesas, basicamente tens pão seco embebido num liquido (normalmente leite, vinho ou uma calda), passados por ovo batido e fritas ou assadas, depois de preparadas… hummm normalmente são servidas com açúcar e canela, mas também podem ser servidas com o todo o género de doces e caldas, de leite creme, mel, chocolate, leite condensado, etc
Em portugal a mesma receita tem o nome de rabanada, fatia parida (ou fatia de parida), fatia de ovo e algumas vezes fatia dourada, mesmo que na minha cabeça fatia dourara = french toast isto é o pão é frito em manteiga ou muito pouco óleo e rabanada o pão é frito quase immerso em óleo.
Estas são claro associadas ao Natal em Portugal e claro no Brasil (e outros paises da lusofonia), como também os Espanhois têm algo similar com as torrijas durante o periodo da Quaresma/Semana Santa :D
Vamos então às receitas, estas estão organizadas por popularidade e claro pela minha opinião pessoal, vamos a isto e claro Feliz Natal!
As Melhores Receitas de Rabanadas de Portugal

Clássica Receita de Rabanadas Portuguesas – Claro numa lista de receitas de rabanadas, tenho que pelo menos adicionar uma receita clássica de rabanadas, só naquela que em caso de dúvida, vai-se pelos clássicos! :D Nunca falham!

Fatias Paridas Aromatizadas com Baunilha – Por vezes são os pequenos detalhes e adicionar aquele toque de baunilha é interessante, faz logo toda a gente pensar, ena estas rabanadas são diferentes do habitual, eu adorei e não é uma grande mudança da receita tradicional :D

Rabanadas com Calda de Vinho do Porto – Clássico! Estas ou com calda de vinho, são deliciosas o truque aqui é servir as rabanadas separadas da calda, isto é quando vais comer uma rabanadas deitas um pouco de calda na tua rabanada ou não ao gosto, só porque se deixares as rabanadas muito tempo dentro da calda elas vão começar a dissolver hehehe ;D

Rabanadas Poveiras da Póvoa do Varzim – Eu até gostei das rabanadas poveiras, dão um pouco mais de trabalho a fazer, mas o resultado são umas rabanadas mais altinhas mais fofoas e cremosas que o habitual!

Típicas Rabanadas Natalícias com Doce de Ovos – Lembra-me das rabanadas com leite creme ou leite condensado, sim hahahaha é muito talvez demasiado, mas que são deliciosas lá isso são!

Rabanadas Portuguesas com Calda de Laranja – Clássica receita, eu adoro esta calda, eu adoro rabanadas, mas acho que o único problema delas é estarem numa mesa cheia de outros doces com açúcar e canela, ir por uma calda para variar… ui hehehe delicioso!

Típicas Rabanadas Portuguesas no Forno – Para o pessoal que está a tentar ter mais cuidado com a linha, eu diria que são boas mas claro são muito menos ricas e acho que funcionam melhor servidas com uma calda que só com o açúcar e canela…

Rabanadas com Pão de Forma de Padaria – Podes fazer com pão de forma de padaria ou pão de forma daquele comercial com as fatias grossas :D

Rabanadas Bem Feitas de Natal – Esta é mais uma receita típica de rabanadas de Natal, a diferença é que tornei a receita muito mais completa cheia de truques e dicas para fazeres rabanadas perfeitas.

Fatias Douradas de Natal – Ok esta é uma invenção minha, mas a ideia é boa, para pessoas que não querem tantas calorias das rabanadas fritas imersas em óleo, esta versão é uma mistura entre rabanadas e french toasts, talvez o melhor dos dois mundos.
E já está! Eu sei, eu sei nem tudo são tecnicamente rabanadas, mas percebem o sentimento hehehe inclusive a foto principal foi de umas fatias douradas, mas espero que tenham gostado das recomendações, e se quiserem explorar todas as receitas de rabanadas e/ou fatias paridas é só seguir os links, temos literalmente receitas para todos os gostos! ;D
Até a próxima e outra vez Feliz Natal!


