in

Receitas Tradicionais de Natal

Quais são as receitas mais tradicionais do Natal em especial em Portugal, eu sei que já falei de várias variações e do que é bem típico para comer por Portugal pelo Natal, cada região tem os seus pratos favoritos, mas visto eu ter feito esse artigo vários anos atrás, nada como atualizar essa lista com receitas mais recentes… vou tentar arranjar 2 boas por cada região yay Feliz Natal! ;D

Receitas Tradicionais do Natal em Portugal

Douro e Minho


Polvo Assado com Batatinhas – Para o Douro e Minho temos o Polvo Assado e Bacalhau Cozido, e visto termos bastante bacalhau, vamos pelo Polvo não sei qual dos dois é o melhor, ambos são absolutamente divinais!


Aletria Doce – Para doce temos claro era a aletria, estava empatado entre aletria ou os bolinhos de bolina, mas aletria é numero 1 no meu Natal, nunca falta!

Trás-os-Montes e Alto Douro


Borrego Assado – Borrego ou Bacalhau, vamos pelo Borrego, é uma carne deliciosa e assim bem assado é super tenro e sempre é uma boa alternativa para o mais tradicional Bacalhau Cozido ;D


Bolinhos de Bolina – Tradicionais bolinhos do Norte de Portugal feitos com Abóbora Bolina, são fantásticos super cremosos e podes fazer uma enorme quantidade facilmente.

Beiras


Bacalhau Cozido com Batatas – O prato mais comum e tradicional de Natal, o que dizer existe uma boa razão por ser o mais popular, hehehe é delicioso e em caso de dúvida é sempre uma escolha segura que toda a gente adora.


Sonhos de Abóbora – Ou qualquer outra receita de sonhos, são um docinho simples frito que fica bem em qualquer mesa de doces do Natal.

Estremadura


Cabrito Assado com Legumes – Cabrito é delicioso se bem temperado fica fantástico e bem é sempre uma boa alternativa a mais bacalhau hehehe.


Broas Castelares – Estes bolinhos doces de batata doce são fantásticos, perfeitos para esta altura do ano, podes também facilmente fazer uma grande quantidade.

Alentejo


Bacalhau da Consoada – Simples prato de bacalhau fácil de fazer e como qualquer prato de bacalhau é delicioso, com couve portuguesa, muito alho e azeite, uma delicia.


Azevias de Grão – Este folhadito o irmão das Azevias de Batata Doce são recheados de um recheio doce de grão de bico, são deliciosos e tal como as filhoses bem tipicos do Alentejo.

Algarve


Peru Assado com Legumes – Claro que o bacalhau é o prato mais popular do Algarve, mas o peru também é bem comum e é uma excelente alternativa em especial no dia de Natal.


Tradicionais Rabanadas – Bem este doce é um ex-libris do Natal e comum por toda a parte, por isso vou pôr aqui no Algarve hehehe, é delicioso e uma boa alternativa aos sonhos de Natal.

Madeira


Canja de Galinha – Hehehe sim bacalhau provavelmente é numero 1 mas é interessante que na Madeira uma bela canja de galinha também faz parte da tradição Natalícia.


Broas de Erva-Doce e Mel – Todo o género de broas são muito populares na Madeira e tenho que admitir que estas saíram fantásticas e por isso vão para a lista!

Açores


Frango Assado com Recheio – Tal como a Madeira os Açores também tem a tradição do Frango e Galinha pelo Natal, eu sei esta foto de frango desfeito não inspira confiança, mas acreditem em mim está aqui por uma boa razão, ficou delicioso e digno de uma bela janta de Natal.


Arroz Doce – Não podia faltar e super popular nos Açores este é o género de docinho que sabe bem todo o ano e no Natal sabe ainda melhor hehehe.

E já está, claro que existem muitas mais receitas, mas acho que temos uma boa lista para ficarem inspirados para experimentar em vossa casa, notem também que muitos destes pratos são feitos por Portugal inteiro, como bacalhau, rabanadas ou arroz doce ;D

2 Comentários

Deixa uma Resposta

Deixa o teu comentário :)

Pepero de Chocolate e Amêndoa

Bolo Inglês de Frutos Secos