in

10 das Melhores Receitas de Tasca Portuguesas

Quem não adora uns belos petiscos de tasca aqui por Portugal, isso e visitar uma boa cervejaria, são algo típico mas também confortável, podes comer como uma refeição leve ou como um petisco numa tarde bem passada, os petiscos de tasca tendem a ser basicamente 2 tipos, petiscos que podem ser feitos no momento, como uma bifana, pica-pau ou caracóis e depois tens os petiscos que como demoram mais tempo a preparar, e como tal só estão disponíveis como petisco do dia ou se a tasca é conhecida por fazer esse petisco como a especialidade da casa, como pataniscas, moelas ou pasteis de bacalhau, muitas vezes não é tanto não é ter é mais ter esgotado ;D

Então vamos lá ver a minha lista de petiscos de tasca que eu gosto mais, a ordem é um pouco do meu favorito para o meu menos favorito, todos são deliciosos e sim faltam 1 ou 2 petiscos que eu ainda não tive oportunidade de fazer aqui no Iguaria, mas quando fizer eu vou editar este artigo e adicionar, falta a coxa de frango (ou perninha de frango, no Brasil também conhecido por coxinha) e mexilhões mesmo que se calhar já estou a entrar em pratos mais de cervejaria ;D

Top 10 Petiscos de Tasca Portugueses


1. Choco Frito – Eu sei, eu sei que é uma especialidade de Setúbal e só existe em certas partes do pais, mas bem feito e bem temperado, é absolutamente divinal e se tem na ementa sou bem capaz de arriscar só na esperança de estar bem feito! ;D


2. Pataniscas de Bacalhau – Estas e os pasteis de bacalhau estão bem no meu topo, apenas acho que as pataniscas tendem a ser maiores e ter mais bacalhau enquanto que por vezes os pasteis de bacalhau são puré de batata com sabor a bacalhau, de qualquer forma são deliciosas assim sozinhas ou dentro de papo seco (pão) hehehe.


3. Bifana – De porco ou o seu primo o prego no pão (carme de vaca), são sempre uma sandes simples mas deliciosa e não venham com… “mas é só um bife no pão”, primeiro existem diversas variações da receita depois carne bem temperada ligeiramente batida num pão bem feito isso sim é uma bifana, muito mais que pão com bife e sim com boa mostarda amarela portuguesa!


4. Pasteis de Bacalhau – Falando do diabo, quem não adora um belo pastel de bacalhau, bem feito e bem rico pode muito bem subir para o primeiro lugar, mas vamos deixar aqui porque a maioria das vezes é só um delicioso e fofo puré de batata frito com sabor a bacalhau, o que é delicioso… mas podia ser muito muito mais! ;)


5. Assadura – Um prato de aproveitamento, mas não deixa de ser um prato fantástico e temperar porco assim sempre dá outra dimensão que o porco muitas vezes precisa para ficar mesmo delicioso, podes comer assim mesmo como petisco ou com arroz ou pão para uma refeição.


6. Alheiras Fritas – Quem não adora uma bela alheira frita, eu sei que é um pouco uma bomba de calorias e não deve fazer lá muito bem á saúde (dai que a receita leva salada, hehehehe), mas é tão bom… tão tão tão bom, é daquelas comidas que quando estás deprimido ou o dia não está a correr bem e precisas de um pouco de comida de conforto… uma alheira frita nunca falha, crocante por fora e cremosa por dentro… ai já estou com vontade de ir fritar uma ;D


7. Moelas – Caso não saibam moelas são o órgão que as galinhas usam para amassar a comida, como tal tende a ser uma carne um pouco dura, mas se for bem temperada e deixada a cozinhar por umas horas a carne fica super tenra e ficam deliciosas, vale a pena experimentar!


8. Rissóis de Frango – Ou de camarão ou carne, são todos deliciosos até quando o recheio é fraco não deixa de ser sempre um frito crocante o que é sempre bom!


9. Pica-Pau – Similar a assadura, é um prato de aproveitamento de carne de porco, neste caso juntando pickles, é delicioso mas normalmente entre pica-pau e assadura eu vou mais pela assadura ;D


10. Caracóis e Caracoletas Cozidos – Quando chegamos a época dos caracóis, temos sempre de comer uns quantos, se fosse possível ter o ano inteiro acho que seriam como tremoços nas tascas hehehe.

E já está, espero que tenham gostado da lista, se acham que falta aqui algum petisco de tasca digam nos comentários… talvez Pipis? :D hehehe até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Novilho Assado com Batatas

Arroz de Frango e Espinafres