in

Receitas de Natal em Portugal

Pelo Natal eu gosto de fazer estas compilações de receitas, acho que por um lado ajudam quem está a preparar o Natal a ganhar alguma inspiração, e por outro também traz um pouco ao de cima algumas receitas e pratos menos comuns ou mais regionais que podem ser perfeitos para a tua mesa este ano.

Neste caso eu quero partilhar algumas entradas, pratos e doces bem típicos do Natal em Portugal, na verdade não existem assim grandes tradições de entradas no Natal, muito porque o foco está todo no prato principal e nos doces, mas eu já vi em algumas mesas bem portuguesas algumas coisinhas para petiscar antes da refeição principal e nada como partilhar algumas entradas bem tradicionais portuguesas perfeitas para a mesa de Natal.

Claro em caso de duvida um bom vinho, cerveja ou sumos para a pequenada, uns frutos secos, pão, queijos e enchidos e já temos uma mesa perfeita de entradas para o Natal, também não é preciso complicar, vamos a isto? Sim!

Entradas de Natal


Peixinhos da Horta – Clássico petisco português o bom dos peixinhos é que são deliciosos, fáceis de fazer e são deliciosos acabados de fazer, mas também são deliciosos no dia seguinte, assim podes fazer um dia antes para não teres mais trabalho no dia de Natal.


Croquetes de Carne – Os croquetes são outro petisco delicioso, assim caseiros dão um pouco mais trabalho a fazer mas podes fazer com antecedência e congelar, para depois só teres de fritar quando chegar o Natal.


Tradicionais Pataniscas de Bacalhau – Pataniscas de bacalhau são outro petisco bem típico português, estes bolinhos são fáceis de fazer e uma excelente forma de aproveitar restos de bacalhau, se não tens tempo para fazer pasteis, as pataniscas são um salgado que podes fazer em metade do tempo.


Típico Choco Frito de Setúbal – Clássico petisco de Setúbal, o choco frito é uma perfeita entrada, um pouco como os peixinhos da horta, são fantásticos acabados de fazer mas também são bons no dia seguinte.


Pasteis Tradicionais de Bacalhau – Salgado bem tradicional, os pasteis de bacalhau são outro petisco bem bom para aproveitar bacalhau, dos petiscos que recomendei é o que dá mais trabalho, mas se tens o tempo é fantástico.

Pratos de Natal


Polvo Assado de Natal com Batatas – Clássico prato de Natal, normalmente é a primeira alternativa ao mais tradicional bacalhau, dá um pouco mais de trabalho a fazer mas vale a pena.


Bacalhau Assado com Broa e Grelos – Ou qualquer outro prato de bacalhau desde o simples bacalhau com batata até ao bacalhau espiritual, não existe falta de variedade, existe um prato de bacalhau para cada gosto!


Pernas de Peru Assadas – Peru assado é delicioso, entre este, frango ou pato, só tens de temperar forte e levar a assar até tenro, não dá trabalho é económico e um perfeito prato de Natal.


Perna de Borrego Assado – Borrego tem tudo a ver com temperos, tal como o leitão se não temperares bem a carne mesmo tenra não vai ser nada de especial, se o tempero for forte fica divinal, e tens tanto por onde escolher, vinha de alhos, massa de pimentão, cintrinos, com marinadas de cerveja ou vinho, hummmmmm


Cabrito Assado – Cabrito tal como o borrego se for bem temperado é divinal, eu só normalmente não como cabrito ou por exemplo coelho no Natal porque são pratos em que muitas vezes tens de estar a “roer” os ossos para tirar a carninha e sim uns dias apetece-me fazer isso hahaha mas pelo Natal eu quero tudo mais simples e fácil também para a criançada, por isso existem poucas espinhas e poucos ossos.

Sobremesas de Natal


Aletria de Natal de Cortar a Faca – Clássico doce de Natal, aliás por aqui só se faz no Natal, mas é daquelas sobremesas de Natal pouco doces e por isso complementam bem um prato com vários doces.


Rabanadas Típicas Portuguesas – Eu adoro rabanadas e podem não parecer mas são um doce super versátil, podes escolher uma variedade de pães, podes infundir o pão com leite, com leite infundido com baunilha, limão, canela, podes fazer com leite creme, podes rechear, depois de fritas ou assadas podes ainda cobrir com açúcar e canela, com caldas, doces, molhos, chantilly, gelado, não tem limites! ;D


Pudim de Gemas – O clássico pudim de Natal, hiper decadente normalmente uma  fatia fina chega para mim, se queres uma variação menos rica e doce escolhe um pudim de leite condensado ou pão, tens muito por escolher aqui no iguaria.


Arroz Doce Rico de Natal – Um arroz doce é bom a qualquer altura do ano, normalmente para o Natal tem-se tendencia para fazer receitas de arroz doce mais ricas, com mais açúcar, mais ovos e mais manteiga.


Sonhos de Natal de Abóbora – Existe uma enorme variedade de sonhos, desde os simples de massa aos de cenoura, abóbora, maçã, todos são deliciosos a sua maneira.

E já está espero que tenham gostado da lista e experimentem em casa algumas destas receitas natalícias, já agora para a foto principal deste artigo temos uma deliciosa aletria cremosa, Feliz Natal.

Deixa o teu comentário :)

Rabanadas com Calda de Laranja

Vinho Quente com Especiarias