in

Doces Menos Comuns de Portugal

No outro dia, estava num grande conversa sobre doces de Natal e quais eram os melhores, se os tradicionais ou simplesmente bons doces ou até doces de Natal mais internacionais que os habituais de Portugal ou Brasil…

Eu eu pensei… hummm existem muitos doces portugueses que podia e deviam estar numa mesa de Natal, mas ninguém pensa neles, ou são demasiado regionais ou são doces que perderam a sua popularidade ou ficaram perdidos no tempo hehehe, por isso nada como partilhar alguns dos meus doces favoritos mas que são mais desconhecidos… até agora! Sem nenhuma ordem especifica!

Doces Menos Comuns de Portugal


Farófias com Doce de Ovos – Hoje em dia é muito mais comum um moltof ou uma tarte de claras que umas farófias, é raro ver em restaurantes ou fora destes, mas é um doce incrivelmente fácil de fazer, uma forma de aproveitar restos de claras e absolutamente delicioso.


Creme de Caramelo – Este doce lisboeta que a minha avó fazia era sempre um sucesso e tornava todas as visitas familiares ainda mais doces eu não compreendo porque é que não é um doce mais popular, o sabor é como um leite creme caramelizado e para mim é uma verdadeira iguaria e um doce que vale a pena experimentar pelo menos uma vez!


Bolo Podre do Alentejo – Este bolo é super interessante porque tem um aspecto um pouco feioso mas a combinação de azeite, mel e especiarias cria um bolo super cremoso, fofinho e húmido, com um sabor intenso aromático é um bolo que realmente surpreende!


Requeijão de Cabra com Mel e Nozes – Doce simples e quase óbvio, mas absolutamente divinal, é como gelatina, eu sei que é só mistura água quente, mas não deixa de ser delicioso hehehe, neste caso a combinação do queijo cremoso com a doçura de um bom mel (eu adoro o sabor agridoce de mel de eucalipto) com nozes ou outro fruto seco ao teu gosto é simples e perfeito para um docinho rápido.


Sericaia Alentejana – Doce típico Alentejano, algo entre um bolo húmido e um pudim, que combina na perfeição com a camada densa de canela, é um doce fantástico que depois de redescobrir acabei por fazer para praticamente todos os Natais… yep entrou para a lista dos indispensáveis! ;D


Bolo Tradicional de Castanhas – Não existem muitas receitas doces com castanhas mas este bolo lembra-me de tudo o que é bom de bolos com farinhas húmidas como farinha de amêndoa que retêm muita humidade e cria um bolo cremoso e neste caso com um sabor super intenso a castanhas, uma verdadeira iguaria!


Queijadas Tradicionais da Madeira – Típicas queijadas da Ilha da Madeira, aliás queijadas são bens comuns por Portugal, mas estas tenho que admitir que são bestiais eu diria que estas e as queijadas de requeijão Alentejanas são das melhores em Portugal, super cremosas com um sabor intenso ao queijo, uma delicia!


Bolinhos Fritos de Abóbora Bolina – Este é um docinho bem tradicional do norte de Portugal e bem comum até pelo Natal, mas no resto de Portugal é muito raro é muito mais comum sonhos ou outros fritos, mas estes bolinhos são fenomenais e como são basicamente bolinhos fritos de abóbora eles duram um monte de tempo sempre fofinhos e cremosos é habitual fazer pelo Natal e ainda ter uns para papar na festa da Passagem de Ano ;D

E já está, espero que tenham gostado e sim a receita da foto principal é de um belissimo creme de caramelo hehehe, bons cozinhados e até a próxima!

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Eu adoro ambos, bilharacos e bolinhos de bolina são receitas muito similares, acho que a receita de bilharacos tem mais farinha, existe uma diferença pequena entre ambos :D

      E farófias são um daqueles doces que não sei porque são tão raros, molotof vês por toda a parte na internet, em restaurantes, até nos supermercados, mas farófias são mais fáceis de fazer e bem feitas são mais saborosas que molotof… e aqui entre nós eu consigo comer umas 3 pratadas de farófias, mas só uma fatia de molotof hehehe

Deixa o teu comentário :)

Arroz de Salsicha Fresca com Salada de Pepino

Salada de Pepino Grega Tzatziki