Ano Novo, Vida Nova! Mas por estes lados do Iguaria a tradição é usar o primeiro dia do ano para uma pequena retrospectiva das coisinhas boas que foram partilhadas no ano passado, e este ano a tradição continua, só com umas pequenas modificações, normalmente eu ia as estatísticas e tirava as receitas mais populares do ano e voilá JOB DONE! *palminhas nas costas* e até para o ano, mas infelizmente uma receita publicada em Janeiro vai ter muito mais tempo para ter mais visitas que uma receita publicada para o Natal, não só isso como algumas receitas deliciosas simplesmente ficam pelo caminho porque têm uma foto assim-assim ou um título menos sugestivo.
Por isso este ano eu vou na mesma ver as estatísticas, comentários e todas as métricas, mas vai ser uma selecção mais subjectiva, acho que é mais útil partilhar o que eu gostei ou achei interessante e não só o que foi mais bonito e mais popular, também vou evitar encher chouriços e organizar por mês e tal, eu sei que fiz assim no ano passado, mas o que interessa se em Abril eu estava mais virado para fazer queques hehehe, vamos a isto!
As Melhores Receitas Salgadas de 2023
Tika Masala de Frango – Clássico prato de frango num molho super cremoso cheio de especiarias, esta receita Britânica de inspiração Indiana é absolutamente divinal, mas sim dá um pouco de trabalho a fazer, mas é um prato que podes fazer em quantidade, por isso é mais um prato perfeito para uma festa hehehe.
Queques de Pizza – Para as pessoas mais sofisticadas que querem uma pizza mas também querem um queque, que tal o queque de pizza? Parece estranho mas saiu perfeito, sabe a uma pizza de padaria ou pizza hut com uma daquelas pizzas com uma massa bem alta, fantástico e fácil de fazer em casa!
Lasanha de Queijo Ricotta e Frango – Podem ver que pelo Iguaria temos muitas receitas de lasanhas, eu sei que dá um pouco de trabalho, mas para mim é uma daquelas refeições um pouco como uma boa bolonhesa, super reconfortante e fácil de ajustar para o teu gosto. Ah e também é uma forma deliciosa de aproveitar restos de peixe, de frango, de carne, só me lembro de uma lasanha que não saiu perfeita, porque eu usei restos de peru assado que bem estava demasiado assado mas fora disso 100% sucesso, ok 99% de sucesso e não, eu não fiz 100 lasanhas, mas vou a caminho ;D
Frango Panado Tipo Pipoca – Popcorn Chicken ou Frango Pipoca é uma daquelas invenções americanas com pouco sentido, porque cortar o frango em cubos pequenos, panar e fritar ficas com mais polme e menos frango que um típico panado de frango não é, não só isso como acaba por ser mais seco hehehe, só estou a dizer as verdades, mas também tens mais crocante e eu gostei do resultado final, mesmo que acho que é algo que só vou fazer para uma festa, para outra ocasião vou panar o peito inteiro ou perna *nom nom nom* ;D
Puré de Ervilhas Britânico – Fiz esta receita para uma festa com peixe panado frito e uns vegetais fritos, tipo tempura, sim sim desapareceu tudo, fiz uns quantos molhos (de maionese, de alho e tártaro), para molhar tudo, só amor e gula, mas o meu puré de ervilhas, ninguém tocou… sem ser eu, ah…. azar, não só estava delicioso como é um perfeito complemento para peixe frito (daí ser o habitual acompanhamento do britânico fish and chips), eu comi metade sozinho e o resto no dia seguinte para acompanhar uma sandes de peixe frito, o pessoal está tão mal habituado a saladas mistas, vegetais cozidos e batatas fritas que depois pensam que todos os vegetais não têm sabor… não sabem o que perdem…
As Melhores Receitas Doces de 2023
Bolo de Crepes com Fruta – Esta é mais uma daquelas receitas que começou de uma maneira e acabou de outra, ia fazer crepes salgados recheados com salsicha e queijo, levar ao forno a gratinar, mas mudei de ideias e fui por algo que já tinha tentado antes sem sucesso, um bolo de crepes é simples, fazes uma pilha de crepes e depois recheias com chocolate, chantilly, queijo ricotta, queijo mascarpone, nutella, doce, geleia, marmelada, fruta, frutos secos, pepitas, sprinkles, é um género de bolo que dá um pouco de trabalho a fazer porque tens de fazer uma pilha de crepes, mas como é bolo com muitas camadas este acaba por ser sempre super cremoso e é um bolo a sério que podes fazer sem um forno!
Tartinhas de Maçã com Crumble de Muesli – Eu adoro tartes de frutas, são fáceis de fazer e quem é que não gosta de uma pilha de maçãs cozidas ou pêras caramelizadas ou um puré de pêssegos, batata doce, abóbora, e por aí fora são tudo recheios absolutamente divinais e bastante mais saudáveis que um típico bolo, neste caso fiz em formas de queques porque achei que eram mais giros para oferecer e como podem ver ficaram supimpas! ;D
Doce Cremoso de Tapioca – Uma variação um pouco mais rica de uma papa de tapioca, algo entre uma papa de tapioca e um arroz doce, super fácil de fazer e deliciosa, acho que diferença é ser generoso e dar a tapioca todo o tempo para hidratar totalmente e depois cozinhar sempre com o limão e canela do princípio ao fim e não retirar até estar tudo bem cozinhado, assim tens todos aqueles aromas por todo o doce.
Gelado de Leite Condensado com Café – Eu adoro estes gelados de leite condensado, como não tenho uma máquina de fazer gelados (eu tenho uma regra informal que não quero que as minhas receitas sejam demasiado dependentes de máquinas especificas, para além das básicas de qualquer cozinha), um gelado de leite condensado não precisa de máquina e logo é só escolher e experimentar diferentes sabores, pelo Verão experimento sempre mais um ou outro aroma hahaha ;D
Leite Frito Espanhol – Nem tudo é receitas portuguesas por aqui, mesmo sendo a minha preferencia genética hahaha, eu gosto de muita coisa pelo mundo e experimentar coisas novas, por isso fui experimentar pelo Natal fazer leite frito, esta sobremesa espanhola é um pouco estranha, é basicamente fazer um leite creme de maizena super denso quase um pudim, que depois de frio vais cortar em cubos, enfarinhar e fritar, eu gostei bastante, se me oferecerem eu aceito hahaha, mas é uma sobremesa estranha e eu não sei se prefiro mais o pudim sozinho do que o resultado final… sim mais outro problema do primeiro mundo! :D
Ah e já está, espero que tenham gostado das receitas se fizeram alguma em casa ou se não das recomendações, é tudo delicioso e aprovado aqui pelo JE, já agora a foto principal foi de uma receita deliciosa de pudim de banana, 5 estrelas ;D e para todos um ano bem catita! Até a próxima!
PS: Acham que eu devia fazer um artigo com as melhores dicas, truques, técnicas de culinária que partilhei em 2023? Digam nos comentários, porque assim por alto falei de um monte de coisas e editei uns quantos glossários e dicionários e cozinha, por isso até foi um ano rico em sabedoria hehehe :)
Veio muito a calhar este artigo. Não tinha visto a receita da tapioca, vi agora. Ando eu a gastar dinheiro no Celeiro a comprar o doce já feito quando até é algo que parece simples de fazer. Sim, um artigo sobre as dicas pode estar bem :) Feliz 2024!
É super simples, é só deixar a hidratar na noite anterior e depois cozinhar no dia seguinte e pôr em tacinhas e sabe mil vezes melhor do que já feito, noite e dia! ;D