Feliz Natal! Faltando uns dias para o dia de Natal e com toda a gente a preparar ou pelo menos a planear a mesa de véspera e dia de Natal, nada como partilhar algumas das receitas tradicionais de Natal, de como uma mesa e ementa típica de Natal em Portugal, claro como já vimos antes com as tradições de Natal por Portugal, existe uma enorme variedade e esta ementa mesmo tendo alternativas vai ser sempre tendenciosa para o que a minha família escolhe todos os anos.
Antes de partilhar algumas das receitas, eu diria que uma parte do que é divertido das refeições de Natal é que não tens de necessariamente fazer o mesmo todos os anos, podes variar, podes manter alguns pratos favoritos todos os anos mas não é preciso ser todos os anos com bacalhau e eu adoro bacalhau! Podes usar outras receitas de bacalhau ou usar outros pratos, o mesmo com os doces e entradas existe uma enorme variedade por onde escolher só na tradição portuguesa, podes também escolher de outras culinárias, como a brasileira ou a japonesa.
Visto ser basicamente 2 a 3 refeições grandes com múltiplos pratos, não existe razão para não experimentar coisas novas todos os anos, nem que seja um docinho novo aqui e ali e lá porque esta lista é acima de tudo da tradição portuguesa, não quer dizer que não é boa ideia ir variando, vamos então ás receitas!
Típica Ementa e Mesa de Natal em Portugal
Entradas de Natal
Para entrada e muitas vezes para completar a mesa de Natal é bastante comum haver pão com queijos e enchidos, como também frutos secos, tostas e uma série de pequenos petiscos, para além disso é comum ter uma canja ou outro petisco mais especial como caramões cozidos.
Canja Natalícia de Galinha – Uma canja é uma sopa bem comum nesta altura do ano é simples de fazer, deliciosa e muito económica, talvez por isso se tornou numa entrada bem comum para o Natal especialmente nas Ilhas.
Choco Frito Setubalense – Este é um petisco muito menos comum, choco frito é um petisco um pouco mais caro mas é um bom exemplo de experimentar no Natal e adicionar um petisco ou um prato um pouco fora do comum mas delicioso.
Queijo Camembert com Pimentos Assados – Com queijo camembert ou outro queijo que derreta bem é um petisco fantástico e simples de fazer para o Natal.
Santola Recheada – Este é um petisco outra vez menos comum mas delicioso e uma boa entrada para a mesa de Natal com pão e tostinhas.
Camarões Cozidos – Esta é uma entrada mais comum, camarões cozidos são sempre um bom petisco para qualquer festa, algumas vezes e se quiseres poupar podes fazer os camarões fritos.
Pratos de Natal
Para os pratos de Natal estes normalmente rondam num prato de bacalhau ou um prato de carne, o bacalhau habitualmente é cozido mas qualquer receita de bacalhau fica bem e não existe falta de receitas de bacalhau para o o Natal, na carne esta tende a ser um tipo de carne menos comum ou um corte menos comum, ingredientes como polvo, borrego, cabrito e peru acabam por ser as carnes mais comuns e normalmente assados.
Bacalhau com Natas – Bacalhau com natas é um bom prato de aproveitamento de bacalhau, para quem quer bacalhau no Natal mas não tem bacalhau suficiente para dar uma posta para cada convidado, algo comum bacalhau com natas ou bacalhau espiritual são uma boa alternativa para fazer render o bacalhau.
Polvo Assado de Natal – Polvo assado é outra receita bem tradicional de Natal, a combinação de polvo tenro com batatas novas é fantástico e sempre uma boa alternativa ao mais comum bacalhau.
Borrego Assado com Batatas – Borrego é outro prato delicioso de Natal, borrego se for bem temperado e deixado a marinar fica maravilhoso depois de assado.
Perna de Peru Assada com Legumes – Peru também é uma carne excelente para o Natal, podes fazer uma grande quantidade facilmente e a carne é tenra e deliciosa.
Cabrito Assado – Cabrito também é comum para o Natal, o único problema é que cabrito tende a ser uma carne mais magra e com menos qualidade e de um sabor bem especifico e como tal tem de ser bem temperado e tem de se fazer uma quantidade maior para mais gente.
Frango Assado com Recheio – Frango é sempre bom e é um dos pratos de natal mais económicos, para variar podes sempre fazer variações com molhos, com recheios ou toque de citrinos.
Bacalhau Cozido com Batatas – Provavelmente o prato de bacalhau mais comum de Natal, postas altas de bacalhau servidas com batatas, ovos, cenouras, couve portuguesa, tudo bem cozido e servido com bastante azeite e alho é simples e delicioso.
Sobremesas de Natal
Nos doces para o Natal existe uma enorme variedade, temos doces como a aletria, arroz doce ou leite creme, com pudins como o pudim de laranja ou pudim de gemas, com uma enorme quantidades de fritos com as rabanadas, filhós, sonhos, azevias, coscorões, etc também é comum bolos como o bolo rei ou bolo de família e uma série de doces tradicionais de cada região em Portugal.
Aletria de Natal – Aletria é um dos meus doces favoritos do Natal, muito porque este tende a ser um doce … pouco doce e como tal num prato cheio de doces é delicioso ter um doce que corta a doçura dos outros doces.
Arroz Doce de Natal – Nem é preciso apresentar, arroz doce é um doce bom para qualquer altura do ano, especialmente bem feito com o arroz bem cozido e um creme suave é uma autentica iguaria! ;D
Fatias Paridas de Natal – Também conhecidas por rabanadas ou fatias douradas são uma forma excelente de aproveitar pão seco e um daqueles doces que no próprio dia é estaladiço mas no dia seguinte quando as fatias tiveram mais tempo para absorver o leite, gordura, açúcar e canela, estas ficam cremosas quase como se fossem fatias de pudim.
Tronco de Natal – O tronco de Natal é basicamente uma torta (rocambole no Brasil) de chocolate, esta pode ter uma massa de baunilha ou massa de chocolate, muitas vezes tal como o bolo rei este é comprado e não feito em casa, mas como sempre feito em casa fica sempre melhor ;D
Pudim de Gemas de Natal – Para o Natal tens 2 tipos de pudins mais comuns, um pudim de leite creme que tende a ser mais fofo, cremoso e leve ou um pudim de gemas como este que é espesso denso e super doce, ambos são deliciosos e num Natal até fiz ambos!
Sonhos de Natal de Abóbora – E claro sonhos, existem várias receitas de sonhos, desde os tradicionais só feitos de massa e uma variedade com especial destaque nos sonhos de cenoura e estes de abóbora, deliciosos e na minha opinião mais interessantes que os tradicionais sonhos.
E já está, espero que tenham gostado da lista e tirado umas boas dicas para a vossa mesa de natal e claro um Feliz Natal! ;D