in

Baba de Camelo Portuguesa

Outro doce bem comum para o São Martinho é a baba de camelo, eu tenho uma relação interessante com este doce, muito porque a baba de camelo confunde por vezes com o doce de caramelo, ambos são doces de colher com um aroma caramelizado, mas enquanto o doce de caramelo (ou creme caramelo) é basicamente um leite creme caramelizado a baba de camelo é um doce de leite condensado, como a minha avó fazia com frequência doce de caramelo é esse o que eu sinto mais saudades hehehe.

O problema ou bem não problema, é que doce caramelo é um doce mais complicado e mais temperamental logo é comum não sair perfeito, enquanto que a baba de camelo é um doce perfeito para quem quer um doce rápido que sai sempre perfeito ;D

Vamos então a receita, esta é a receita clássica, normalmente tens de cozer o leite creme para caramelizar (tanto rapidamente numa panela de pressão ou lentamente numa panela), mas hoje em dia consegues comprar leite condensado já cozido com facilidade, dai que vou usar esse para uma versão ainda mais rápida ;D

Receita de Baba de Camelo Portuguesa

Baba de Camelo Portuguesa

  • Doses: 6
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita tradicional portuguesa de baba de camelo ou doce de leite condensado caramelizado, esta versão usa leite condensando já cozido.

Ingredientes

  • Leite Condensado Cozido – 1 Lata (+/- 400gr)
  • Ovos – 5
  • Frutos Secos – A Gosto (+/- 100gr Nozes, Amêndoas e Avelãs)

Instruções

  1. Começa por separar os ovos.
  2. Bate as claras em castelo.
  3. Junta o leite condensado cozido com as gemas, bate bem, até ficar super cremoso.
  4. Envolve com cuidado e sem bater as claras na mistura de leite condensado cozido e gemas, deita em taças e leva ao frigorífico, já está!
  5. Opcionalmente antes de servir, pica uns frutos secos e leva a uma frigideira a torrar um pouco, deita estes por cima de cada tacinha de baba de camelo antes de servir, bom apetite e Feliz São Martinho.
Notas: Uma baba de camelo é um doce bem… doce e como tal é sempre boa ideia adicionar mais alguma coisa, muitas vezes é um pouco de bolacha maria ralada por cima ou no fundo da taça, só isso já é o suficiente para dar um pouco mais textura e cortar na doçura, ou claro usar frutos secos como eu fiz, pepitas de chocolate, lâminas de amêndoa ou outras bolachas, experimenta. O segredo para uma boa baba de camelo é bater bem tanto as gemas como as claras e envolver com cuidado vai ser esse ar que vai tornar a baba de camelo cremosa. Começa por bater as claras em castelo assim depois não tens de limpar as varas da batedeira, podes ir bater as gemas e leite creme com as mesmas varas sem problemas, enquanto que ao contrário não funciona porque se as varas estiverem sujas não vais conseguir pôr as claras em castelo.

Esta receita de Baba de Camelo Portuguesa foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2155 kcal・Gorduras: 107 g・Hidratos de Carbono: 241 g・Proteínas: 74 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Ai baba de camelo…a-d-o-r-o! Por acaso é assim que faço, igual à receita. Obrigada pela ideia de tostar um pouco os frutos secos, não costumo fazer isso mas deve ficar bem melhor, o sabor torrado deve ajudar a quebrar o doce da baba :)

    • Hehehe sim, numa festa… bem pré-pandemia, uma amiga da minha irmã trouxe uma versão de baba de camelo para uma pequena festa e era tão enjoativa… que só conseguias comer 1 ou 2 colheres, e eu pensei na altura que fazia sentido… aliás não só numa baba de camelo é boa ideia juntar uns frutos secos, mas em outros doces, numa tarte de natas se não tem bolacha maria perde muita da piada e é como comer natas rijas ou humm num moltof adicionar o caramelo, se bem feito dá aquele agridoce do açucar queimado que ajuda a cortar a monotonia das claras… parece que não mas esses pequenos ajustes fazem toda a diferença…

Deixa o teu comentário :)

Receitas Doces para o São Martinho

Entrecosto Assado com Puré de Castanhas