Agora com o Natal a porta nada como ir rever umas receitas perfeitas para a mesa de Natal, neste caso boas receitas para a Consoada de Natal ou a ceia de Natal, em Portugal isso é claro a noite de 24 de Dezembro, sendo o Natal no dia 25 de Dezembro, também é normalmente a altura de abrir as prendas.
O nome consoada vem de do latim “consolata” ou consolar, isto é aliviar, conformar, sentir prazer e satisfação, o que é muito apropriado, visto que a consoada é a maior festa, o dia de Natal é um dia mais relaxado com a família.
Mesmo que muitos dos pratos são partilhados e podem ser feitos no dia 24 ou 25 por exemplo se fizeres muito bacalhau no dia 24 é comum comer roupa velha no dia 25 (outro prato feito com restos de bacalhau e couve), quase sempre para a consoada natalícia a escolha é por um prato de bacalhau seguido por uma mesa de doces, em especial as rabanadas, filhoses e aletria, por isso aqui vão uma série de receitas perfeitas para uma mesa de Consoada.
Receitas Típicas para a Consoada de Natal
Pratos para a Ceia de Natal Portuguesa
Bacalhau da Consoada – Aqui vai o típico bacalhau da Consoada, uma posta alta de bacalhau, um ouvinho, uma batatinha e uma couve galega bem cozida, tudo bem temperado com bastante azeite, simples e delicioso!
Bacalhau Espiritual – Este é um prato mais complexo de bacalhau, mas como o nome diz fica absolutamente divinal, crocante por cima e super cremoso dentro, sempre é uma alternativa bem interessante ao típico prato de bacalhau da Consoada.
Bacalhau de Natal com Batatas – Simples prato de bacalhau, praticamente cozer tudo e regar com bastante azeite com alho, é simples mas não deixa de ser delicioso.
Bacalhau com Natas – Perfeito para aproveitar restos de bacalhau, mas também um prato de Consoada super simples de fazer e talvez o favorito entre a criançada.
Polvo Assado com Batatas – Um dos meus pratos favoritos de Natal, o polvo assado é absolutamente divinal e sempre é uma excelente alternativa ao bacalhau.
Cabrito no Forno – Típico prato da consoada na Beira Alta, o cabrito assado fica fantástico com pedacinhos crocantes da pele presos a carne tenra, vale a pena experimentar.
Canja de Galinha de Natal – Típica sopa de Natal especialmente em Trás-os-Montes e na Madeira e Açores, quem é que não adora uma bela canja, é simples e normalmente para o Natal é extra rica com muita carne de galinha.
Doces Tradicionais Portugueses para a Consoada
Rabanadas Típicas de Natal – Talvez o meu doce de Natal favorito, as rabanadas são pão rústico seco e duro que é embebido com leite aromatizado, coberto de ovo e frito e por fim polvilhado com bastante açúcar e canela (ou caldas), o produto final é cremoso por dentro e deliciosamente doce por fora.
Clássicos Sonhos de Natal – Um sonho é um frito delicioso, bem feito é fantástico, com um interior cremoso e pouco doce e um exterior ligeiramente estaladiço e bem doce, não pode faltar numa mesa de Natal.
Típica Filhós Algarvia – Um frito bem catita e simples, uma filhós é uma massa frita, um primo distante das farturas e churros.
Aletria de Natal – Clássico doce de Natal ao lado do arroz doce, eu pessoalmente gosto da aletria um pouco mais dura assim podes cortar com faca, mas também podes fazer a aletria mais cremosa como um arroz doce, de qualquer maneira é sempre deliciosa.
Broas Castelares Natalícias – Um pouco como os bolinhos de bolina as broas são sempre um hábito na nossa mesa de consoada, especialmente porque fazemos uma bela quantidade e elas aguentam bem, por umas 2 semanas assim temos broas normalmente até a passagem de ano.
Tradicional Bolo Rei – Típico bolo de Natal, 95% das pessoas compram o Bolo Rei na sua pastelaria ou padaria preferida, visto dar um pouco de trabalho a fazer em casa, é um bolo fantástico que junta todas as coisas que adoramos do natal, doces, frutos secos e podes comer simples ou torrado com manteiga ou geleia.
Espero que tenham tirado inspiração nestas receitas para a vossa noite de Consoada, que outras receitas é que fazem na vossa Consoada? Partilhem nos comentários e Feliz Natal!