Listagem de Termos A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Termo Descrição
Babeusse Nome usado para indicar omeletes ou fritadas úmidas.
Banana Passa É a banana seca. Pode ser consumida pura ou utilizada como ingrediente de várias preparações.
Banhar Mergulhar substâncias em calda de açúcar quente até ficarem bem embebidas nela.
Banho-Maria É a maneira de cozinhar um alimento numa vasilha dentro de outra maior, que contenha água fervendo. Pode-se cozinhar em banho-maria tanto no fogo diretamente, como no forno. É o processo usado quando o alimento for sensível e não pode ser levado diretamente ao calor da chama. Banho-maria pode ser também um utensílio de cozinha destinado a aquecer, indiretamente por água quente, os alimentos.
Bardar Envolver aves ou peixes em uma fatia fina de presunto ou toucinho de fumeiro.
Bardear Envolver a carne em fatias de toucinho, atando-a em seguida.
Barbecue Sauce Molho barbecue, indicado para acompanhamento de carnes grelhadas, é um molho preparado com açúcar escuro, vinho tinto, tomates, pimenta, caldo de carne, cebola, mostarda e alho.
Barquetes Casquinhas de massa, semelhantes a barquinhos, que são assadas vazias e recheadas no momento de servir.
Barrar Revestir uma fôrma com caramelo. O mesmo que caramelar.
Bater Misturar energicamente, usando um movimento rotativo e de levantar, com colher ou batedor de forma a criar uma mistura uniforme. Bater rapidamente, com um movimento de levantar para aumentar o volume incorporando ar.
Bater (a Carne) Golpear os bifes com o batedor de carne para amaciá-los ou deixá-los mais finos.
Bater em Creme Amolecer gordura com 1 colher ou batedeira; também, misturar completamente a gordura amolecida com açúcar.
Bater com Colher Com uma colher de pau, levantar a mistura rapidamente, várias vezes, trazendo a parte de baixo para cima e misturando os ingredientes por igual. Ao bater, incline a tigela.
Batido Bebida que foi agitada fortemente.
Bavaroise Creme gelado, geralmente à base de gelatina.
Béchamel Molho preparado à base de farinha de trigo, leite e manteiga, mais conhecido por molho branco. Molho bechamel.
Beignet Alimento passado por um polme e frito.
Bengala Tipo de pão cilíndrico parecido com uma bisnaga, porém com pouco miolo.
Besuntar Pincelar o alimento que está sendo assado ou grelhado com gordura para que não resseque durante o cozimento ou para decoração.
Beurre Manteiga (termo francês).
Bicarbonato Usado junto com fermento em pó ou sozinho para fazer os bolos crescerem. Deve ser assado imediatamente.
Bico de pitanga e perlê É um dos tipos de bico usado no saco de confeitar para decoração. Pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos culinários.
Bife à Rolê Bife feito com fatias finas de carne recheada com outros alimentos, em formato de rocambole, amarrados com cordão ou preso com palitos antes do cozimento em molho de carne ou vinho, acrescidos de complementos diversos. É um tipo de prato conhecido em diversos países e tem diferentes nomes como
Birra O mesmo que cerveja (termo italiano), muito utilizada como ingrediente em molhos para carnes e de frutos do mar.
Bisque Sopa espessa e cremosa de marisco e molusco (termo francês).
Blanc Mange Blanc em francês significa branco emange – comer. Geralmente um pudim engrossado com amido de milho (termo francês).
Boleador Utensílio de cozinha, semelhante a uma colher, utilizado para escavar frutas firmes, manteiga, queijos etc., formando pequenas bolinhas.
Boneca Gaze ou étamine que serve para envolver alimentos que devem ser cozinhados sem se dispersarem num caldo.
Borbulhar É o estourar das bolhas na superfície de um líquido em ebulição ou fritura.
Bouchée Pequenas formas de massa choux recheadas com carne, frango ou peixe (termo francês).
Bouillon Sopa de carne límpida, geralmente feita de caldo de carne (termo francês).
Bouquet Garni Palavra de origem francesa que significa um ramalhete de cheiros verdes (ervas frescas). Geralmente é feito com tomilho, salsa, louro, manjericão, entre outros, amarradas em maço, ou envolvidas em gaze ou pano.
Braise Dourar em um recipiente quente, usando uma pequena quantidade de gordura seguido de um cozimento lento, tampado, com uma pequena quantidade de líquido (termo francês).
Braiser Mover lentamente as carnes sobre azeite e manteiga para que dourem de todos os lados.
Bran Pele ou cobertura exterior do grão de trigo que é retirado durante e moagem.
Branquear ou Blanchir É o processo de branqueamento dos alimentos que são mergulhados rapidamente em água fervente e retirados logo a seguir. Usa-se branquear carnes e legumes. O branqueamento visa destruir as enzimas contidas nos vegetais e carnes que destinam-se ao congelamento, para melhor conservação. Pode entender-se por branqueamento uma rápida fervura dos alimentos por poucos minutos em água sem sal.
Bread Rusks Rodelas de pão levemente torradas (termo inglês).
Bresaola Tipo de frio de carne curada, que pode ser encontrado já fatiado em embalagem a vácuo em supermercados e casas do ramo. Muito utilizado em pratos italianos.
Brioche Bolo pequeno com massa muito fofa, preparada com ovos, manteiga, leite, farinha. Obrigatoriamente é em formato redondo e serve para diversas preparações. Também chamada de massa de brioche.
Brochette Espeto (termo em francês).
Brodo Quer dizer caldo. Sopa. Pasta in brodo (itália) são sopas que levam massa na sua composição. Suco obtido pelo cozimento de carnes ou legumes.
Brunch Comida rápida e leve, poderá ser uma refeição reforçada e mais consistente quando tiver de substituir o café da manhã e o almoço em função de horário. É uma refeição feita entre o café da manhã e o almoço. Termo muito usado internacionalmente.
Brunoisoe Termo francês, para alimento cortado em cubinhos de 32 cm (termo francês).
Bruschetta Prato italiano que consiste em uma fatia de pão na qual esfrega-se um dente de alho e se depeja um fio de azeite antes de tostar no forno. Também pode ter outras coberturas.
Burri O mesmo que manteiga (termo italiano).

Listagem de Termos A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z