Não existe nada melhor que petiscar durante as celebrações dos Santos Populares, aliás aqui entre nós… a minha opinião é que a melhor coisa das Festas Populares são todos os petiscos e boa bebida, por isso nada como partilhar as receitas bem tipicas para as Festas dos Santos Populares que publicamos aqui no Iguaria, temos um pouco de tudo, desde as receitas bem tradicionais e populares como algumas variações bem saborosas!
Petiscos para as Festas dos Santos Populares
- Caracóis Cozidos Portugueses
- Caldo Verde com Chouriço
- Cenouras Temperadas do Algarve
- Pasteis de Bacalhau
- Salada de Tomates com Pimentos Assados
- Salada de Polvo
- Tradicionais Pipis Estufados
- Moelas de Frango
- Assadura de Porco
Receitas para as Festas dos Santos Populares
- Sardinhas Assadas com Batatas
- Torricado de Bacalhau
- Prego no Pão
- Bifanas de Vendas Novas
- Sardinhas Assadas à Portuguesa
- Sardinhas Assadas
- Carapaus Fritos com Salada de Feijão
- Cabrito em Forno de Lenha
- Costeletas de Cabrito Assadas no Forno
Sobremesas e Doces para as Festas dos Santos Populares
- Arroz Doce Branco de Alcochete
- Leite Creme Cremoso
- Doce de Serradura
- Doce da Casa
- Baba de Camelo
- Creme de Caramelo
Esta lista não é atualizada, mas inclui muitas das receitas para os Santos Populares publicadas aqui no Iguaria, com mais algumas perfeitas para época, para uma lista mais atualizada de receitas para Romarias e Santos Populares podes ver a tag / etiqueta Santos Populares aqui no Iguaria ;D
Em Portugal, temos muitas festas Juninas diferentes celebrados por todos! Estas são chamadas de “Festas dos Santos Populares”, e cada uma corresponde a um município diferente. Sendo as mais conhecidas o Santo António de Lisboa no dia 13 de Junho e o São João do Porto e Braga em 23 de Junho.
O Santo António têm marchas populares representando vários bairros da cidade, este desfile conta com centenas de figurantes, música ao vivo, fantasias e decorações coloridas, e atrai um grande público. Os arraiais são realizadas nos próprios bairros, o que os torna ainda mais especiais, em especial na Alfama, Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa. Muita comida, muito vinho e fado e outras músicas tradicionais são cantadas e dançadas até o amanhecer.
No São João do Porto, é uma festa de muitas tradições desde os martelos de plástico (ou alho-porros) para bater na cabeça das pessoas, aos saltos das fogueiras, os vasos de manjericos com versos populares e o tradicional fogo de artificio a meia noite junto ao rio Douro. Como em Lisboa existem diversos arraiais populares pela cidade, com cada bairro o seu, em destaque Massarelos, Fontainhas e Miragaia. Com comida e musica até a madrugada.